ISSN número 2176-414X

Apresentação

Prezados Colegas Microbiologistas

Em nome da Sociedade Brasileira de Microbiologia desejo boas vindas a todos os participantes do 30º Congresso Brasileiro Microbiologia - CBM 2019.

A programação está composta de tal forma que abrange as mais diferentes áreas da Microbiologia. Estarão à disposição de todos os participantes um total de 40 conferências e 40 mesas redondas, 6 Cursos e 2 eventos simultâneos, além dos 1600 trabalhos que serão apresentados nas seções de pôsteres. Os congressistas terão, portanto, oportunidades de escolher entre centenas de seções, aquelas que melhor atenderem seus objetivos.

A programação que está disponibilizada foi fruto de trabalho incansável dos representantes das diferentes áreas da SBM e da Comissão Organizadora do CBM 2019.

Ela está se concretizando hoje graças aos nossos patrocinadores: CNPq, CAPES, FAPESP, Microgeo Adubação Biológica Becton Dickinson – BD, Eppendorf, ICFMH/IUMS e American Society for Microbiology ( ASM ) e as Empresas: Interlab, Ali FAX, Analítica, Kasvi, Infors/HT, BPI, BD, Biomerieux, Serion Brasil, StabiVet/Indical Bioscience, Qiagen, Pensabio, NewsLab, Laborclin, Molecular Biotecnologia, Thermo Fisher, Mobius e PFIZER que enriquecem nossas atividades e torna mais prazeroso o nosso evento científico.

A todos agradecemos pela confiança e apoio.

Espero que todos tenham satisfação em participar deste grande evento, aproveitando ao máximo a rica programação científica e a oportunidade de encontrar amigos e de fazer novas amizades.

Carlos Pelleschi Taborda
Presidente da SBM