ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 260-2


Poster (Painel)
260-2Avaliação de mecanismos de resistência de Acinetobacter baumannii-calcoaceticus isoladas de pacientes de hospitais públicos de Alagoas.
Autores:SANTOS, D. M. R. C. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; TANABE, I. S. B. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; GOMES, D. D. P. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; CAVALCANTE, D. K. F. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; KAMIYA, R. U. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

Acinetobacter baumannii-calcoaceticus é um bacilo Gram-negativo, considerado um patógeno oportunista de grande importância nas infecções nosocomiais, principalmente cruzadas. O presente trabalho teve como objetivo verificar o perfil de resistência a antibióticos, produção de enzimas β-lactamases (Metalo β-lactamase - MβL e β-lactamase de espectro estendido - ESβL) e bacteriocinas de cepas de A. baumannii-calcoaceticus isoladas de pacientes internados em hospitais públicos de Alagoas. O perfil de resistência aos antibióticos foi realizado através do método de Kirby-Bauer. Para detectar a expressão de MβL e ESβL foi utilizada técnica de disco aproximação. Visando avaliar a produção de bacteriocinas, foi utilizado o método de bacteriocinotipagem, as cepas foram reativadas e inoculadas em Tryptic Soy Agar (TSA) através de picadas equidistantes. Após incubação por 48h, as placas foram cobertas com meio TSA contendo uma cultura overnight em Tryptic Soy Broth (TSB) de uma cepa indicadora de interesse médico. Foram analisados 83 isolados quanto ao perfil de resistência e 82% apresentaram múltiplas resistências frente às principais classes de antibióticos: Cefalosporinas, Carbapenêmicos, Aminoglicosídeos e Fluoroquinolonas. Mais de 96% das cepas apresentaram resistência às cefalosporinas tal taxa de resistência, pode estar associada à produção de β-lactamases, para a produção de MβL, 41% dos isolados testados produziram a enzima e 28% apresentam o fenótipo para ESβL. Já para o teste de bacteriocinotipagem, 34% das cepas produziram inibir o crescimento de bactérias indicadoras de interesse médico, como: E. faecalis, E. coli, A. baumannii, P. aeruginosa, S. sanguinis, incluindo leveduras de C. albicans. A multirresistência aos antibióticos é um fator agravante em casos de infecções hospitalares envolvendo A. baumannii-calcoaceticus. Esse alto perfil de resistência pode estar associada à expressão de enzimas do tipo MβL e ESβL que inativam os antibióticos β-lactâmicos, que são muito utilizados na antibioticoterapia. Demonstrou ainda que é capaz de produzir bacteriocinas com atividade antimicrobiana relevante, entretanto, mais estudos deverão ser realizados para comprovar a aplicação destes peptídeos antibacterianos como futuros antibióticos.


Palavras-chave:  Acinetobacter baumannii-calcoaceticus, β-lactamases, Bacteriocinas, Infecções Nosocomiais, Resistência