ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 260-1


Poster (Painel)
260-1Caracterização fenotípica de Pseudomonas aeruginosa isoladas de pacientes internados em hospitais públicos no Estado de Alagoas
Autores:NEVES, R. R. S. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; TANABE, I. S. B. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; PEDROSA, B. C. M. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; GOMES, D. D. P. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; KAMIYA, R. U. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

Pseudomonas aeruginosa é um bacilo Gram-negativo, comumente associados a infecções em pacientes imunodeprimidos e tem exibido ampla resistência aos antibióticos, especialmente os β-lactâmicos. O presente trabalho objetivou caracterizar fenotipicamente fatores de virulência como resistência à antibióticos, produção de enzimas β-lactamases (MβL e ESβL) e sobrevivência em condições adversas de cepas de P. aeruginosa isoladas de pacientes internados em hospitais públicos do Estado de Alagoas. 70 cepas tiveram seu perfil avaliado frente aos antibióticos: cefalosporinas, carbapenêmicos, penicilinas com inibidores de β-lactamases, aminoglicosídeos, fluoroquinolonas e polimixinas. A produção de MβL e ESβL por 21 cepas cultivadas em Agar Muller-Hinton com auxílio de swab, foi testada pelo método de disco aproximação. Para a detecção de MβL foram usados os discos de antibióticos Imipenem e Ceftazidima e um disco central contendo EDTA (0,5uM) e na detecção da expressão de ESβL, discos de antibióticos: Aztreonam, Ceftazidima, Cefotaxima, Ceftriaxona e Amoxicilina com Ácido Clavulânico. No teste de dessecação, 14 cepas foram inoculadas e incubadas à 37°C por 0, 24, 48 e 72 horas em tubos de vidro, secos e estéreis, em triplicata. Já no teste de resistência em água, 23 cepas foram adicionadas em água destilada, e incubadas à 37°C, em aerofilia, por 0h, 24h, 48h, 1 semana e 2 semanas. No teste para antibióticos, Cefalexina teve a maior taxa de resistência (100%); os demais antibióticos exibiram taxa de resistência superior a 50%, nenhuma cepa apresentou resistência à Polimixina. Para os isolados testados à produção da enzima MβL, 8 foram positivos e 11 isolados produziram a ESβL. Para o teste de resistência à dessecação, 9 cepas não sobreviveram ao tempo de 24h e 5 sobreviveram até este tempo, mas nenhuma por mais de 24h. Das testadas a sobrevivência em água destilada, 1 sobreviveu apenas ao tempo controle (0h), 3 até as primeiras 24h, 13 até 72h e 6 até 1 semana. A sensibilidade das cepas à polimixina e a taxa de produção de MβL e ESβL dentre as resistentes aos β-lactâmicos, mostra a utilização do fármaco como alternativa ao tratamento de infecções por cepas multirresistente. A resistência dos isolados à dessecação e sobrevivência em água, evidencia a adaptação da bactéria a condições inóspitas, contribuindo para a disseminação de infecções cruzadas e nosocomiais, a importância da adequada higienização, desinfecção e esterilização de superfícies no ambiente hospitalar.


Palavras-chave:  Pseudomonas aeruginosa, Resistência, B-lactamase, ESBL, Infecções Nosocomiais