ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 259-1


Poster (Painel)
259-1Caracterização da resistência aos antimicrobianos e produção de biofilme de cepas de Leclercia adecarboxylata isoladas de crianças com quadro de gastroenterite aguda na região de Porto Velho-RO.
Autores:AGUIAR, M,F R. (FIOCRUZ RO - Fundação Oswaldo Cruz) ; ALBUQUERQUE, V,A. (FIOCRUZ RO - Fundação Oswaldo Cruz) ; MATOS, N,B. (FIOCRUZ RO - Fundação Oswaldo Cruz) ; DE ALMEIDA, J.B (FSL - Faculdade São Lucas)

Resumo

Espécies bacterianas vêm desenvolvendo ao longo do tempo mecanismos de resistência que as tem possibilitado resistir à ação de diversos antimicrobianos. Dois mecanismos de resistência importantes são a produção de enzimas Beta Lactamases de Espectro Estendido (ESBL) que conferem resistências aos antibióticos betas lactâmicos, as cefalosporinas e ao aztreonam e a formação de biofilme. Neste estudo foram utilizadas um total de 60 cepas identificadas como Leclercia adecarboxylata isoladas de crianças com quadro de gastroenterite aguda admitidas no Hospital Infantil Cosme e Damião. Para caraterização da resistência foram utilizados no teste 12 antibióticos: Tetraciclina (TET), Cefuroxima (CRX), Meropenem (MER), Ampicilina+Subactran (ASB), Iminepen (IPM), Gentamicina (GEN), Cefepime (CPM), Ceftazidima (CAZ), Cefotaxima (CRO), Aztreonam (ATM), Amoxilina+Ácido clavulônico (AMC) e Ceftriaxona (CTX). Em paralelo foi realizada analise fenotípica para produção de ESBL e produção de Biolfilme por método de espectrofotometria. Todas as cepas de L. adecarboxylata foram sensíveis aos antibióticos Meropenem e Imipenem. Os antibióticos: Gentamicina, Cefepime e Amoxilina + Ác. Clavulânico exibiram atividade significativa, sendo que 50 cepas (83,3%) foram sensíveis a Gentamicina, 51 (85%) ao Cefepime e 54 (90%) a Amoxilina+Ác. Clavulânico. Os antibióticos que apresentaram os maiores resultados para o nível intermediário formam: Ampicilina + Subactram com 10 cepas (16,6%), Ceftazidima com 08 (13,3%), Ceftriaxona com 08 (13,3%), Amoxilina+ ácido clavulânico com 06 (10%) e Aztreonam com 06 (10%) cepas. A Tetraciclina apresentou o maior numero de cepas resistentes com 23 (38,3%) isolados, seguida por Cefuroxima com 12 (20%), Cefotaxima com 14 (23,3%) e Ceftriaxona 13 (21,6%),onde 27 (45%) estirpes foram consideradas suspeitas no teste fenotípico para produção de ESBL e destes isolados, 06 (10%) cepas foram confirmadas com formação de zona fantasma. Para produção de biofilme 21 (35%) cepas exibiram forte aderência. Nossos resultados demonstraram cepas albergando dois mecanismos importantes de resistência: produção de ESBL e produção de Biofilme. Os estudos de monitoramento fazem-se necessários uma vez que estes mecanismos dificultam a terapia com antibióticos, podem causar infecções nosocomiais e ainda propagar-se na comunidade bacteriana.


Palavras-chave:  Leclercia, Resistência, ESBL, biofilme