ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 255-2


Poster (Painel)
255-2RESISTÊNCIAS CONSTITUTIVA E INDUZIDA À CLINDAMICINA EM CEPAS AMBULATORIAIS DE STAPHYLOCOCCUS SPP. ISOLADOS DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL
Autores:MARTINS, J.R.T.L. (UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA) ; FERREIRA, S.B. (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; FERREIRA, P.B. (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; DANTAS, T.B. (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; LIMA, Z.N. (UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA)

Resumo

O ambiente pode atuar como reservatório para micro-organismos, que consequentemente podem contaminar uma gama de equipamentos hospitalares e sobreviver por longo período de tempo. Um desses ambientes é a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), que abrigam recém-nascidos com baixo peso e que necessitam de procedimentos invasivos para administração de substâncias nutritivas e medicamentosas, o que torna a UTIN uma área crítica por abrigar indivíduos com sistema imune imaturo. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi avaliar o aspecto fenotípico de resistência dos Staphylococcus spp. isolados de superfícies em uma UTIN situada na cidade de Campina Grande – PB, frente à eritromicina e a clindamicina. Foram utilizados swabs esterilizados umedecidos com solução salina 0,9%, onde foram friccionados e rolados sob superfícies das torneiras, colchão das incubadoras, diafragma dos estetoscópios, maçanetas das portas, telefone, teclado de computador, mouse e monitor, em seguida, foram semeados, pelo método de espalhamento em placa, na superfície dos meios de cultura Ágar Sangue e Ágar Manitol Salgado e incubados em estufa durante 24 – 48 horas a 35 º - 37 ºC. A identificação foi executada de acordo com os aspectos macroscópicos e microscópicos das colônias isoladas. As bactérias identificadas como cocos gram-positivos e teste catalase – positivo, foram submetidas ao teste de aglutinação pelo látex, baseado na pesquisa de proteína A e fator clumping (Staphclin látex®), DNAse e PYR. O perfil de resistência foi determinado pelo método da difusão com discos e para verificar a resistência induzida a eritromicina, utilizou-se o teste-D, onde em uma placa de ágar Mueller-Hinton após inoculação do micro-organismo a ser testado, foi colocado um disco de eritromicina próximo ao disco de clindamicina, a uma distância aproximada de 15 a 26mm entre as bordas dos discos, seguindo metodologia do CLSI – M100-S22 (2012). Dentre as 36 cepas isoladas de Staphylococcus spp. 19,45% apresentaram resistência a eritromicina. A frequência encontrada para a resistência constitutiva a macrolídeos (MLSBc) foi de 5.56% e a resistência a macrolídeos do tipo induzida (MLSBi) foi observada em 2,78% das cepas. O fenótipo MLSB pode limitar a eficácia desta droga, o que reforça a necessidade de uma política criteriosa na compra e o uso de agentes antimicrobianos nas instituições de saúde.


Palavras-chave:  Infecção Hospitalar, Staphylococcus spp., UTI Neonatal