ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 233-1


Poster (Painel)
233-1Distribuição dos sorotipos de Streptococcus pneumoniae isolados de pacientes com doença pneumocócica invasiva após a introdução da vacina conjugativa 10 valente.
Autores:Passadore, L.F. (HU-USP - Hospital Universitário - USP) ; Santos, S.R. (HU-USP - Hospital Universitário - USP) ; Fujii, C.M. (HU-USP - Hospital Universitário - USP) ; Martinez, M.B. (HU-USP - Hospital Universitário - USPFCF-USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP)

Resumo

Streptococcus pneumoniae é um dos patógenos mais importantes em pneumonia bacteriana, sepsis e meningite. A cápsula polissacarídia de S. pneumoniae é um fator importante de virulência e foram descritas associações entre os sorotipos capsulares e a severidade das infecções. A vacina conjugativa 10 valente (PCV 10) foi introduzida no Brasil em março de 2010 no Programa Nacional de Imunização de crianças. Objetivo: avaliar o impacto da introdução da vacina na frequência dos sorotipos isolados nos pacientes atendidos no Hospital Universitário da USP. Material e Métodos: o estudo foi realizado no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo no período de março de 2010 a abril de 2014. A determinação do sorotipo capsular e perfil de sensibilidade foram realizados por PCR multiplex e de acordo com o protocolo do CLSI, respectivamente. No período pós-vacinal foram isoladas 150 cepas de S. pnumoniae de pacientes com doença pneumocócica invasiva (DPI) sendo que de sangue foram 118 (78%), líquor 22 (15%) e líquido pleural 10 (7%). Os sorotipos mais isolados nesse período foram o sorotipo 3 (16%), seguido por 7F (15%), 8 (11%), 12F (7%) e 5 (11%). A faixa etária predominante foi de > 15 anos com 113 (75%) pacientes, 19 (13%) entre 2 a 5 anos e 18 (12%) em menores de 2 anos. Após a introdução da vacina 92% das amostras apresentaram CIM de penicilina ≤0,064µg/mL e apenas 7% ≥0,12 a 2µg/mL e 99% das cepas com CIM de ceftriaxona ≤0,5µg/mL. Conclusão: A análise dos resultados obtidos no período pós-vacinal comparada com os resultados já publicados por nosso grupo do período pré-vacinal demonstraram um declínio e um aumento acentuado de DPI na população ≤ 2anos e > 15 anos, respectivamente. Houve redução de todos os sorotipos vacinais com exceção do 7F, cuja frequência aumentou em 4 vezes. Em consequência, observou-se isolamento de cepas mais sensíveis para penicilina e para ceftriaxona, a penicilina passou de 60% das cepas com CIM ≤0,064µg/mL para 92% e a ceftriaxona de 88% das cepas com CIM ≤0,5µg/mL para 99% das cepas nos período pré e pós vacinal, respectivamente. Diferentemente de outros países, o sorotipo 19A não foi predominante após a introdução da vacina, mas sim o sorotipo 3 que apresentou aumentou significativo. Este sorotipo está envolvido nas formas mais graves de pneumonia, portanto a monitoração continua sendo importante para avaliação de futuras formulações de vacinas.


Palavras-chave:  Streptococcus pneumoniae, Sorotipos, Vacina conjugativa 10 valente, Multiplex PCR