ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 231-2


Poster (Painel)
231-2Validação Laboratorial da Detecção Molecular de Micobacterium do Complexo tuberculosis Através do GeneXpert em Sítios Corporais Diversos
Autores:Krenke, DS (HIAE - Hospital Israelita Albert Einstein) ; Miraglia, R (HIAE - Hospital Israelita Albert Einstein) ; Koga, P.C.M (HIAE - Hospital Israelita Albert Einstein) ; Sgariboldi, T.F (HIAE - Hospital Israelita Albert Einstein) ; Doi, A.M. (HIAE - Hospital Israelita Albert Einstein) ; Martino, M.D.V (HIAE - Hospital Israelita Albert Einstein)

Resumo

O PCR em tempo real (q-PCR) pela plataforma GeneXpert® atualmente é validada para uso, segundo a bula, apenas para amostras de expectoração e expectoração induzida. No entanto, não garante o mesmo desempenho de resultados para os demais tipos de materiais biológicos do trato respiratório e de outros sítios. Objetivo: O presente estudo tem por objetivo validar o sitema GeneXpert® para diagnóstico do complexo Mycobactérium tuberculosis em amostras do lavado brônquico e outros materiais clínicos que não escarro . Método: O teste Xpert MTB/RIF utilizado no sistema GeneXpert® da Cepheid é um teste para detecção do complexo Mycobactérium tuberculosis amostras de expectoração (escarro)pela técnica de PCR em tempo real direto de amostras clínicas. Os resultados foram comparados com PCR qualitativo pela metodologia de eletroforese capilar (Life Cycle 3500) para materiais diversos e cultura para BAAR para o lavado brônquico. Resultados: O estudo analisou 52 amostras biológicas de diversos sítios anatômicos e 116 amostras de lavado brônquico. Para as 116 amostras de lavado brônquico, observamos concordância de 99% sendo que apenas uma amostra foi positiva pelo GeneXpert® e negativa na cultura porém se tratava de uma paciente com culturas anteriores positivas. Já para as 52 amostras de diversos sítios anatômicos, 3 foram positivas no GeneXpert® sendo duas delas confirmadas com o PCR e cultura, e 1 delas confirmada apenas pelo PCR onde a cultura não foi realizada. Conclusões: Os métodos de diagnóstico convencionais para Mycobactérium tuberculosis são demorados e pouco sensíveis. Apesar no número restrito de amostras positivas, comparativamente, observamos elevada concordância entre o GeneXpert® e as metodologias de referência em amostras não validadas em bula, no caso lavado broncoalveolar e diversos materiais.


Palavras-chave:  Micobacterium tuberculosis, GeneXpert, PCR