ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 224-1


Poster (Painel)
224-1FREQUÊNCIA DE C. cladosporioides EM AMBIENTES CLIMATIZADOS DE USO PÚBLICO E COLETIVO EM MACEIÓ - ALAGOAS.
Autores:Silva, E.C (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; SILVA, S.R.F. (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Silva, E.A. (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Lages, G.A.C.S. (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Silva, A.P.M. (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Filho, E.A.S. (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; SILVA, L.A.F. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Laboratório de Genética)

Resumo

Entre os principais contaminantes do ar de ambientes climatizados estão os bioaerossóis fúngicos amplamente distribuídos na atmosfera. Dentre as espécies encontradas muitas apresentam a capacidade de causar doenças em humanos e animais como Cladosporium cladosporioides (Fresen.) de Vries, um dos fungos mais cosmopolitas e de maior concentração no ar. Esporos de C.cladosporioides têm sido caracterizados como importantes alérgenos. O objetivo deste trabalho foi mostrar a ocorrência desta espécie em ambientes climatizados de vários segmentos produtivos da sociedade durante os anos de 2013 e 2014, com relação à microbiota fúngica presente nestes ambientes na cidade de Maceió. Foram amostrados 220 pontos em diferentes ambientes climatizados no período de 2013 e 2014. A coleta foi realizada por impactação através de amostrador do tipo Andersen®, utilizando-se placas de Petri descartáveis contendo meio Ágar Sabouraud Dextrose acrescido de 50mg.mL-1 de clorafenicol, durante 10 minutos em horários de movimento com coletor calibrado para vazão de 28,3L/min como preconizado pela RE Nº9 da ANVISA. As placas foram incubadas a 28ºC pelo período de cinco dias. Após o crescimento das colônias as mesmas foram cultivadas em cultura central e posteriormente identificadas com base nas características macro e microscópicas, segundo a técnica de microcultivo de Riddel. Em 2013 foram contabilizados 1.328 (15%) UFC/m3 de C. cladosporioides, em relação a 7.517 UFC/m3 de ar para os demais isolados fúngicos. Até maio de 2014 foram isoladas 915 (13%) UFC/m3, para um total de 6.092 (87%) UFC/m3 de ar. Os resultados mostraram que esta espécie tem uma boa distribuição quando comparada com as outras espécies de fungos de ambientes climatizados. Concentrações de C. cladosporioides acima de 10% detectadas em ambientes climatizados representam um indicador da necessidade de monitoramento da manutenção dos sistemas de refrigeração que podem se tornar concentradores e disseminadores de fungos alergênicos e toxigênicos responsáveis pelo aparecimento de doenças respiratórias crônicas.


Palavras-chave:  AMBIENTES CLIMATIZADOS, CLADOSPORIUM CLADOSPORIOIDES, DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, FUNGOS PATOGÊNICOS, QUALIDADE DO AR INTERIOR