ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 223-2


Poster (Painel)
223-2Metalo-beta-lactamase em Enterobacteriaceae Resistentes aos Carbapenens: Detecção de Falso-Positivos Utilizando EDTA como Inibidor Enzimático
Autores:Palmeiro, J.K. (FPP/IPPPP - Faculdades e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno PríncipeHC-UFPR - Hospital de Clínicas - Universidade Federal do Paraná) ; Onish, M.C. (FPP/IPPPP - Faculdades e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe) ; Carvalhaes, C.G. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Martins, W.M.S. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Gales, A.C. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Dalla Costa, L.M. (FPP/IPPPP - Faculdades e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno PríncipeHC-UFPR - Hospital de Clínicas - Universidade Federal do Paraná)

Resumo

Introdução. Enterobacteriaceae produtores de carbapenemases têm sido globalmente disseminados. Testes fenotípicos de boa acurácia que detectam carbapenemases são necessários para o controle de infecções e o tratamento adequado. Este trabalho avaliou a presença de carbapenemases em Enterobacteriaceae resistentes aos carbapenens (ERC) e o uso de discos combinados com inibidores enzimáticos para identificar corretamente o fenótipo. Materiais e Métodos. Um total de 53 isolados clínicos de Enterobacteriaceae foi avaliado. Testes de sensibilidade foram realizados por disco-difusão e diluição em ágar, de acordo com as recomendações do CLSI. A similaridade genética foi avaliada por PFGE. A pesquisa de carbapenemases foi realizada conforme descrito na Nota Técnica ANVISA n°1/ 2013 (NT-ANVISA). Os genes que codificam carbapenemases (grupos A, B e D), beta-lactamases de espectro estendido (ESBL) e cefalosporinases do grupo C (AmpC) foram identificados por PCR e sequenciamento. A perda de porinas e o teste de hidrólise para imipenem (IMI) e meropenem (MER) foram investigados por SDS-PAGE e por espectrofotometria, respectivamente. Discussão dos Resultados. A sensibilidade ao ertapenem, meropenem e imipenem foi de 15%, 36% e 43%, respectivamente. Na análise de PFGE foram observados 27 genótipos não relacionados. Ácido fenilborônico mostrou boa acurácia para detectar KPC. Entretanto, nove isolados (18,7%) apresentaram resultados falso-positivos para o teste com EDTA e nenhum produto de PCR para os genes blaIMP, blaVIM, blaNDM, blaSIM e blaGIM foi detectado. Esses isolados revelaram apenas a presença de ESBL do tipo CTX-M (n = 8), SHV (n = 9), TEM (n = 4) e CMY (n = 1). Nenhuma hidrólise de IMI e MER foi observada. SDS-PAGE mostrou que oito isolados tiveram perda de ambas as porinas OmpK35/ OmpK36 e apenas um isolado expressou uma porina. Os resultados sugerem que a associação da perda de porinas, produção de ESBL e/ou hiperprodução de AmpC somado ao efeito inibitório do EDTA sobre o crescimento bacteriano pode determinar falsa-positividade ao teste. Conclusão. A detecção incorreta de metalo-beta-lactamase foi observada utilizando o teste fenotípico sugerido pela NT-ANVISA. Laboratórios clínicos devem estar atentos a possíveis resultados falso-positivos, principalmente devido à alta prevalência de Enterobacteriaceae produtores de ESBL nas regiões brasileiras.


Palavras-chave:  Enterobacteriaceae, Metalo-beta-lactamase, Teste fenotípico, Associação de mecanismos de resistência