ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 223-1


Poster (Painel)
223-1Disseminação de Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli produtores de ESBL em Efluente Hospitalar, Estação de Tratamento de Esgoto e Águas Superficiais
Autores:Conte, D. (FPP/IPPPP - Faculdades e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe) ; Palmeiro, J.K. (FPP/IPPPP - Faculdades e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno PríncipeHC-UFPR - Hospital de Clínicas - Universidade Federal do Paraná) ; Bavaroski, A.A.Z. (FPP/IPPPP - Faculdades e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe) ; Trevisoli, L.E. (FPP/IPPPP - Faculdades e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe) ; Lima, L. (HC-UFPR - Hospital de Clínicas - Universidade Federal do Paraná) ; Lima, T.M.R. (USEG - Unidade de Serviço de Esgoto da Região Metropolitana de Ctba) ; Shuertz, K.F. (FPP/IPPPP - Faculdades e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe) ; Costa, L.M.D. (FPP/IPPPP - Faculdades e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno PríncipeHC-UFPR - Hospital de Clínicas - Universidade Federal do Paraná)

Resumo

Introdução. A disseminação de bactérias resistentes é considerada um problema de saúde pública e ambiental. A descarga de efluentes hospitalares e urbanos não tratados e a presença de resíduos de antibióticos podem justificar a presença de bactérias resistentes no ambiente aquático. O objetivo desse estudo foi verificar a presença de Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli produtores de ESBL em efluentes hospitalar e urbano, estação de tratamento de esgoto e em águas superficiais. Materiais e Métodos. Foram coletadas as seguintes amostras: efluente hospitalar e urbano, três locais distintos de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE – afluente, tanque de aeração e efluente pós-tratamento) e águas superficiais, uma da nascente e outra da jusante do rio Iguaçu/PR, entre outubro de 2012 e julho de 2013. A técnica da membrana filtrante foi realizada, seguida de enriquecimento em TSB e uso de meio seletivo contendo cefotaxima. Foram efetuados teste de sensibilidade aos antimicrobianos e teste fenotípico para detecção de ESBL em todas as colônias com diferentes morfotipos, conforme recomendações do CLSI. As espécies bacterianas positivas para ESBL foram identificadas pelos métodos automatizados VITEK-2® (Biomérieux, LA, EUA) e MALDI Biotyper® (Bruker Daltonik, CA, EUA). Até o momento, foram pesquisados por PCR os genes blaCTX-M1, blaCTX-M2 e blaCTX-M9.Discussão dos Resultados. Um total de 74 isolados ESBL positivos foi estudado, sendo 48% de K. pneumoniae (n =36) e 52% de E. coli (n = 38). O resultado parcial da pesquisa dos genes de resistência por PCR apresentou blaCTX-M1 (n=12), blaCTX-M2 (n=15) e blaCTX-M9 (n=13). Foi identificada a presença de CTX-M no efluente pós-tratamento, na nascente e jusante do rio Iguaçu-PR. Esses resultados mostram que as estações de tratamento de esgoto não possuem sistemas eficazes na remoção desses micro-organismos e isso pode estar contribuindo para a disseminação ambiental da resistência. Conclusão. Estes achados sugerem a necessidade de implantação de tratamentos prévios de efluentes hospitalares, do melhoramento dos sistemas das ETEs e da instituição de normativas que regulamentem os processos.


Palavras-chave:  Klebsiella pneumoniae, Escherichia coli, ESBL, Resistência, Efluentes