ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 218-1


Poster (Painel)
218-1Caracterização do cassete cromossômico estafilocócico mec (SCCmec) em isolados de Staphylococcus aureus resistente a meticilina (MRSA) de Porto Alegre, RS
Autores:Batista, B.G. (UFCSPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE) ; Ghisi, K.T. (UFCSPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE) ; Paim, T.C. (UFCSPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE) ; d'Azevedo, P.A. (UFCSPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE)

Resumo

Introdução: O cassete cromossômico estafilocócico mec (SCCmec) é um elemento genético móvel, no qual está inserido o gene mecA, mecanismo responsável pela resistência a meticilina em isolados de Staphylococcus spp. A tipagem do SCCmec é uma ferramenta epidemiológica útil, que diferencia Staphylococcus aureus resistentes a meticilina (MRSA) oriundos de ambiente hospitalar (HA-MRSA) dos de origem comunitária (CA-MRSA). Neste estudo avaliamos a prevalência dos tipos de SCCmec em isolados de MRSA provenientes do Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre- RS, no primeiro semestre de 2012. Materiais e Métodos: Foram analisados 81 isolados. Para determinação dos tipos de SCCmec realizou-se uma PCR multiplex abrangendo os tipos I, II, III, IVa, IVb, IVc, IVd e V, segundo Zhang e colaboradores, 2005. Resultados e Discussão: Todos isolados apresentaram o gene mecA, sendo 24 isolados do tipo I (30%), 10 do tipo II (12%), 21 com tipo III (26%), tipo IVa apresentou 4 isolados (5%), tipo IVc 12 isolados (15%), 1 isolado tipo I e IVc (1%) e 1 com tipo IVc e III (1%) simultaneamente, isolados não tipáveis corresponderam 8 (10%) isolados. O fato de isolados não tipáveis serem encontrados está relacionado à presença de outros tipo de SCCmec, evidenciando a necessidade de análise abrangendo os demais tipos relatados até o momento (VI ao XI). Dados obtidos revelam que tipos de SCCmec HA-MRSA são prevalentes em infecções relacionadas a assistência à saúde, onde o tipo I foi o mais encontrado, seguido pelo tipo III. O tipo IVc, apresentou quantidade significativa de isolados e está relacionado a infecções causadas por CA-MRSA. Trabalho realizado recentemente pelo nosso grupo com amostras de outras instituições de Porto Alegre em 2010, encontrou um predomínio do tipo III (60%), seguido pelo tipo I (36,7%), mostrando uma similaridade nos perfis epidemiológicos. Os demais tipos de SCCmec relacionados a CA-MRSA não foram encontrado pois pacientes que tiveram culturas positivas para MRSA estavam internados por tempo superior a 48 horas. Conclusão: Com o predomínio de tipos de SCCmec HA-MRSA, subentende-se que a infecção do paciente ocorreu dentro do ambiente hospitalar, reforçando a necessidade da higienização de mãos e o extremo cuidado na assistência ao paciente, evitando surtos decorrente da disseminação das bactérias dentro do ambiente de assistência à saúde.


Palavras-chave:  Staphylococcus aureus resistente a metic, Prevalência de SCCmec, Tipagem genotípica