ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 212-1


Poster (Painel)
212-1Efeito antimicrobiano da adição de clorexidina e fosfato inorgânico em cimento de ionômero de vidro modificado por resina
Autores:Silva, M.E.R. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Silva, D.F. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Delbem, A.C.B. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Duque, C. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

Resumo

Estudos têm incorporado clorexidina (CX) em materiais dentários na tentativa de aumentar sua ação sobre microrganismos residuais. Outra forma de completar a ação anti-cárie seria a adição de um agente que potencializasse a ação do flúor, como o trimetafosfato de sódio (TMP). Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da adição de CX e nanopartículas de TMP sobre as propriedades antimicrobianas de cimento de ionômero de vidro (CIV). Os grupos avaliados para este teste foram: 1. CIV – Fuji II LC, 2. CIV + CX 1,25%; 3. CIV + CX 2,5%; 4. CIV + CX 1,25% + TMP7%; 5. CIV + CX 2,5% + TMP7%, 6. CIV + CX 1,25% + TMP14%, 7. CIV + CX 2,5% + TMP 14%, 8. CIV + TMP7% e 9. CIV + TMP 14%. Os seguintes microrganismos: Streptococcus mutans, Lactobacillus acidophilus, Actinomyces israelli e Candida albicans foram submetidos ao teste de difusão em ágar. Inicialmente, a mistura do cimento de ionômero de vidro com clorexidina foi realizada em moinho de bola por 5 min, mantendo as proporções recomendadas pelo fabricante. Para a realização do teste de difusão em ágar, poços com 4mm de diâmetro foram confeccionados em BHIA (Brain Heart Infusion Agar) contendo 300 µL de cada espécie microbiana isoladamente e os CIV foram inseridos até completarem os poços. Após 48h de incubação, os halos de inibição foram medidos. Os dados foram submetidos aos testes ANOVA/Bonferroni (p<0,05). Os resultados mostraram que a adição de clorexidina aumentou significantemente a ação antimicrobiana dos CIV para todos os grupos, com exceção de CIV + TMP 7% e 14%, sem diferença entre as concentrações testadas. Conclui-se que a incorporação de TMP não interferiu na ação antimicrobiana da CX quando ambos são inseridos em CIV. Estudos estão sendo realizados para confirmar a ação dessa associação na prevenção da desmineralização dentária.


Palavras-chave:  Cimento de Ionômero de Vidro, Clorexidina, Trimetafosfato de Sódio