ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 205-2


Poster (Painel)
205-2Investigação do Potencial Citotóxico de um Derivado Sintético de Cumarina Frente a Células Eucarióticas e Procarióticas.
Autores:Gonçalves, G.F. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Alves, R.E. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Melo, C.G.F. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Filho, A.A.O. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Gondim, D.N.M. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Montenegro, C.A. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Pessôa, H.L.F. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

Introdução: Os produtos naturais biologicamente ativos podem ser de origem vegetal, animal e mineral, embora haja um predomínio de recursos vegetais. Estes representam uma rica fonte de compostos biologicamente ativos e são um exemplo de diversidade molecular, com reconhecido potencial na descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos. A potência dos antibióticos está ameaçada pela resistência bacteriana. As bactérias apresentam a capacidade genética de adquirir e transmitir resistência às drogas que são utilizadas como agentes terapêuticos. Esse fato tem levado ao aumento da necessidade de novos fármacos e novas classes de antibióticos. Amburana cearensis é um gênero de árvores brasileiras, mais específicas da região nordeste, da família das fabáceas, subfamília Faboideae, conhecida popularmente como cumaru-do-ceará, e amburana. As análises químicas e farmacológicas desta planta têm demonstrado a presença de cumarinas como um dos componentes químicos mais abundante provavelmente sendo este o responsável, juntamente com outras substâncias, pela ação benéfica, das infusões das cascas. As cumarinas são lactonas do ácido o-hidróxi-cinâmico, sendo que o principal representante é a 1,2-benzopirona, denominada simplesmente de cumarina. Estes constituintes vegetais são derivados do metabolismo da fenilalanina, tendo como precursores iniciais os ácidos cinâmico e p-hidróxi-cinâmico, a partir dos quais as cumarinas e seus derivados são biossintetizados por diferentes vias. Material e Métodos: A avaliação do potencial citotóxico frente a eritrócitos humanos foi realizada em sangue Tipo A, B e O a partir da técnica descrita por (RANGEL et al., 1997) para a cumarina 4-coumarinol. O potencial citotóxico para bactérias foi avaliado através da determinação da concentração inibitória mínima (CIM) pela técnica de microdiluição. (DAVIENNE;RADDI, 2002). Resultados e Discussão: A substância 4-coumarinol, obteve a Concentração Inibitória Mínima (CIM) de 200µg/ml, em média, nas linhagens bacterianas testadas. De acordo com o teste de citotoxicidade, essa substância, foi capaz de induzir hemólise na concentração de 100µl da substância. Para o sangue tipo A 33%, tipo B 6,3% e tipo O 15,7% entretanto, porcentagens aceitáveis ao consumo humano. Conclusão: A 4-coumarinol possui atividade antimicrobiana, podendo ser utilizada como um futuro fármaco da classe dos antibióticos, pois também podem ser utilizados de forma segura, visto que o potencial citotóxico dessa substância é considerado baixo.


Palavras-chave:  antimicrobianos, citotoxicidade, sensibilidade