ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 187-2


Poster (Painel)
187-2“Presença de atividade hemolítica em cepas de Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) típica e atípica isoladas de crianças com gastroenterite aguda em Porto Velho/RO”
Autores:RODRIGUES, R.S. (CEPEM - Centro de Pesquisa em Medicina Tropical) ; LIMA, N.C.S. (CEPEM - Centro de Pesquisa em Medicina TropicalFIOCRUZ/RO - Fundação Oswaldo Cruz Rondônia) ; SILVA, L.H.P. (FIOCRUZ/RO - Fundação Oswaldo Cruz Rondônia) ; MATOS, N.B. (CEPEM - Centro de Pesquisa em Medicina TropicalFIOCRUZ/RO - Fundação Oswaldo Cruz Rondônia)

Resumo

Hemolisinas são toxinas que atuam sobre a membrana dos eritrócitos e de diversos tipos celulares, podendo causar lise e morte celular. Essas toxinas são produzidas por muitas bactérias Gram positivas e Gram negativas sendo reconhecidas como um importante fator de virulência envolvido na patogênese bacteriana. Em Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) a presença de hemolisina não tem sido associada com seu mecanismo de patogenicidade, entretanto, alguns estudos tem relatado a presença de enterohemolisina em isolados de EPEC. O objetivo deste estudo foi verificar a presença de atividade hemolítica em cepas de Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) típica e atípica isoladas de crianças com gastroenterite aguda em Porto Velho/RO. Para isso, as amostras previamente cultivadas em caldo LB foram semeadas em ágar sangue (Blood Agar Base), suplementado com 5% de sangue desfibrinado de carneiro e solução de cloreto de cálcio (CaCl2) a 10mM. Um total de 117 isolados de EPEC foram utilizados, sendo 15 pertencentes a EPEC típica e 102 a EPEC atípica, provenientes de crianças de 0 a 6 anos, admitidas no Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), no período de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2012. Destes isolados de EPEC, vinte e um (17,9%) apresentaram atividade hemolítica, sendo 18 (15,4%) alfa hemolíticos (hemólise parcial dos eritrócitos) e 3 (2,6%) beta hemolíticos (hemólise total dos eritrócitos), e noventa e seis (82,1%) gama hemólise (sem hemólise). Nas cepas de EPEC típica 2 isolados (13,3%) apresentaram α-hemólise e 13 (86,3%) γ-hemólise. Em EPEC atípica 16 (15,7%) foram α-hemolíticos, 3 (2,9%) β-hemolíticos e 83 (81,4%) γ-hemolíticos. A presença de cepas de EPEC apresentando atividade hemolítica pode indicar que estes isolados estão apresentando um fator de virulência adicional aos descritos para Escherichia coli enteropatogênica, sendo necessário a realização de estudos posteriores, a fim de se verificar qual tipo de hemolisina está envolvida no fenótipo de hemólise apresentando por estes isolados, visto que as hemolisinas são comuns entre os patógenos bacterianos, incluindo EHEC, que é um patógeno filogeneticamente próximo a EPEC atípica.


Palavras-chave:  Atividade hemolítica, Escherichia coli enteropatogênica, gastroenterite aguda