ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 187-1


Poster (Painel)
187-1Detecção de Betalactamase de espectro estendido (ESBL) em cepas de Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) típica e atípica isoladas de crianças com gastroenterite aguda em Porto Velho/RO
Autores:RODRIGUES, R.S. (CEPEM - Centro de Pesquisa em Medicina Tropical) ; ALBUQUERQUE, A.V. (CEPEM - Centro de Pesquisa em Medicina TropicalFIOCRUZ/RO - Fundação Oswaldo Cruz Rondônia) ; LIMA, N.C.S. (CEPEM - Centro de Pesquisa em Medicina TropicalFIOCRUZ/RO - Fundação Oswaldo Cruz Rondônia) ; SILVA, L.H.P. (FIOCRUZ/RO - Fundação Oswaldo Cruz Rondônia) ; MATOS, N.B. (CEPEM - Centro de Pesquisa em Medicina TropicalFIOCRUZ/RO - Fundação Oswaldo Cruz Rondônia)

Resumo

Atualmente o aparecimento de resistência aos antibióticos em diferentes grupos de bactérias tem sido considerado um grave problema de saúde pública, principalmente devido a ocorrência de multirresistência. Dentre os mecanismos de resistência, as betalactamases de espectro estendido (ESBL) são os determinantes de resistência mais importantes em Enterobacteriaceae. As betalactamases são enzimas capazes de hidrolisar o anel betalactâmico de penicilinas, cefalosporinas e monobactâmicos, tornando-os inativos. O objetivo deste estudo foi realizar a detecção da enzima β-lactamase por meio de testes fenotípicos e moleculares em cepas de Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) típica e atípica isoladas de crianças com gastroenterite aguda em Porto Velho/RO. Neste estudo, um total de 117 isolados de EPEC foram utilizados, sendo 15 pertencentes a EPEC típica e 102 a EPEC atípica, provenientes de crianças de 0 a 6 anos, admitidas no Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), no período de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2012. A detecção fenotípica de ESBL foi realizada pelo método de disco difusão em ágar juntamente com o método de duplo disco, segundo recomendações do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI), utilizando-se Amoxicilina + ácido clavulânico, Cefpodoxime, Cefotaxima, Aztreonama, Ceftriaxona e Ceftazidima. Para detecção molecular foi realizado PCR dos genes codificadores de ESBL do tipo blaTEM, blaSHV e blaCTX-M. Nos testes fenotípicos 17 isolados (14,5%) apresentaram um fenótipo suspeito para a produção de ESBL e 100 (85,5%) foram considerados não produtores da enzima. Nenhuma amostra apresentou o fenótipo confirmatório para a produção de ESBL. Nos testes moleculares, 28 isolados (23,9%) apresentaram positividade para o gene blaTEM, enquanto que 89 (76,1%) não apresentaram este gene. Para o gene blaCTX-M, 23 (19,7%) foram positivas e 94 (80,3%) negativas, para blaSHV 9 (7,7%) foram positivas e 108 (92,3%) negativas. Embora a produção fenotípica de ESBL não tenha sido confirmada neste estudo, os isolados suspeitos apresentaram alto índice de resistência aos β-lactâmicos e algumas amostras apresentaram positividade para genes codificadores de ESBL nos testes moleculares. A existência de bactérias resistentes aos antibióticos β-lactâmicos é preocupante, pois quando uma bactéria é produtora desta enzima, torna-se altamente eficaz em inativar penicilinas, cefalosporinas de primeira, segunda e terceira geração diminuindo as opções terapêuticas.


Palavras-chave:  ESBL, Escherichia coli enteropatogênica, gastroenterite aguda