ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 186-2


Poster (Painel)
186-2Prevalência de espécies do Gênero Staphylococcus isolados de torneiras de Unidades de terapia intensiva neonatal em um Hospital Universitário do Estado do Ceará
Autores:Rosa, L.D. (INTA - Instituto Superior de Teologia AplicadaNUBEM - Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada) ; Gomes, M.J.G. (INTA - Instituto Superior de Teologia AplicadaNUBEM - Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada) ; Campelo, J.A.C. (INTA - Instituto Superior de Teologia AplicadaNUBEM - Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada) ; Macêdo, A.J.R (INTA - Instituto Superior de Teologia AplicadaNUBEM - Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada) ; Marinho, M.A.D. (INTA - Instituto Superior de Teologia AplicadaNUBEM - Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada) ; Cavalcante, T.T.A. (INTA - Instituto Superior de Teologia AplicadaNUBEM - Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada) ; Costa, R.A. (INTA - Instituto Superior de Teologia AplicadaNUBEM - Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada) ; Veras, K.B.B. (INTA - Instituto Superior de Teologia AplicadaNUBEM - Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada)

Resumo

Estudos de risco e ocorrência de doenças infecciosas são importantes, na medida em que são causas frequentes de hospitalização e morte. Determinar a incidência de microrganismo nas superfícies das torneiras e seus ralos nos setores de UTI neonatal I e II da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, CE, foi, portanto, o objetivo deste trabalho. Foi realizado um estudo experimental em um Hospital da Região Norte do Ceará entre setembro e outubro de 2013. Foram realizadas coletas de amostras das superfícies de torneiras, duchas e ralos das unidades de terapia intensiva neonatal (UTIN) usando o swab. Estes foram umedecidos em solução salina, coletadas as amostras e mergulhados em BHI e incubados por 24h a 37°C. Foram coletadas nas UTIN I e II, 24 amostras que foram semeadas em Ágar Sangue de Carneiro, MacConkey, Ágar Manitol Salgado, Batata Dextrose e Triptona Soja (TSA) e incubadas a 37°C por 24h. Foram identificadas apenas as cepas que cresceram em Ágar Manitol. As crescidas em Manitol foram identificadas pelo Gram em cocos Gram positivos, Sthaphylococcus e Streptococcus. Estas passaram pela prova catalase e as positivas foram submetidas ao teste da desoxirribonuclease com ágar Dnase. Das superfícies analisadas, 75% apresentaram crescimento bacteriano e 25% não apresentaram. Foram isoladas 21 cepas de Sthaphylococcus sp. em 16 amostras coletadas. As cepas positivas para o crescimento em Ágar Manitol correspondem a 64% das superfícies coletadas. S. aureus, considerado um microrganismo de grande importância clínica, foi a espécie mais isolada com 48%; Estafilococos Coagulase-Negativo 38% e S. epidermidis 14%. Esses valores de contaminação são relevantes, pois pode ocorrer uma possível disseminação de bactérias resistentes no ambiente hospitalar. Desta forma, é necessário que haja um maior controle dessas infecções, evitando-se que essa propagação torne-se um grande problema, principalmente quando se trata de pacientes recém-nascidos, já que estes não têm um sistema imunológico bem desenvolvido, e, portanto são mais propícios a infecções mais graves.


Palavras-chave:  Infecção Hospitalar, Terapia Intensiva Neonatal, Microrganismos