ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 186-1


Poster (Painel)
186-1ESTUDO RETROSPECTIVO DA PREVALÊNCIA E PERFIL DE SENSIBILIDADE BACTERIANA EM CULTURA DE PONTA DE CATETER VENOSO CENTRAL
Autores:Rosa, L.D. (INTA - Instituto Superior de Teologia AplicadaNUBEM - Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada) ; Mendes, J.L. (INTA - Instituto Superior de Teologia AplicadaNUBEM - Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada) ; Campelo, J.A.C. (INTA - Instituto Superior de Teologia AplicadaNUBEM - Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada) ; Gomes, M.J.G. (INTA - Instituto Superior de Teologia AplicadaNUBEM - Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada) ; Macêdo, A.J.R (INTA - Instituto Superior de Teologia AplicadaNUBEM - Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada) ; Cavalcante, T.T.A. (INTA - Instituto Superior de Teologia AplicadaNUBEM - Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada) ; Costa, R.A. (INTA - Instituto Superior de Teologia AplicadaNUBEM - Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada) ; Marinho, M.A.D. (INTA - Instituto Superior de Teologia AplicadaNUBEM - Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada)

Resumo

O Cateter Venoso Central (CVC) é um dispositivo intravascular bastante usado em ambientes hospitalares. Entretanto, mesmo tendo inúmeras vantagens, a utilização desse dispositivo expõe o paciente a infecções locais e sistêmicas, sendo a principal causa de infecções hospitalares. Portanto, esse estudo retrospectivo objetivou avaliar a prevalência de bactérias em culturas de ponta de cateter positiva de pacientes internados e a resistência antimicrobiana destes no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral - SCMS, um hospital de ensino da Região Norte do Ceará. Os dados foram coletados a partir do Sistema MV2000i que está inserido dentro do Sistema de Controle de Infecção Hospitalar (PSIH) desta unidade. Para realização da pesquisa foram selecionados dados do sistema relativos a culturas positivas de ponta de cateter onde foram isoladas bactérias e seus respectivos perfis de sensibilidade a antimicrobianos. Foram avaliados 541 resultados de CVC de janeiro de 2010 a junho de 2013. Dentre as 541 amostras de ponta de CVC analisadas, 206 (38,07%) foram positivas e 335 (61,92%) foram negativas. O Enterobacter sp foi isolado em 53 (25,72%) amostras seguido de estafilococos coagulase-negativo com 47 (22,08%) isolados e Staphylococcus aureus com 27 (13,10%). Com relação à resistência bacteriana aos antibióticos, 99 (7,65%) das cepas isoladas apresentaram resistência à Clindamicina e os outros grupos mais predominantes em número de cepas resistentes foram: Quinolonas 4 (12,9%) e Aminoglicosídeos 3 (9,67%). Outras classes presentes foram: Azalídeos, Macrolídeo, Lincosaminas, Carbapenens, Sulfonamidas e Tetraciclina. Os maiores índices de resistência foram os da classe dos β-lactâmicos (45,16%) e os antibióticos deste grupo, aos quais as bactérias que apresentaram maior resistência foram: 87 (6,72%) à Ceftriaxona, 82 (6,34%) à Cefalotina, 80 (6,18%) à Ceftazidima e 79 (6,10%) à Cefotaxima. A Cefuroxima sódica, a Kanamicina, a Rifampicina e a Piperaciclina sódica + tazobactam foram os antibióticos aos quais nenhuma cepa apresentou resistência. Com isso, conhecer os microrganismos prevalentes envolvidos na colonização e infecção de cateter é de grande importância para a escolha da terapêutica adequada. Quanto aos antimicrobianos, os resultados mostram que alguns dos microrganismos encontrados são multirresistentes, fato preocupante para os dirigentes hospitalares. Pelo exposto, o aprimoramento hospitalar, com medidas preventivas efetivas, visa diminuir o número de infecções hospitalares e favorece a prescrição adequada de antibióticos.


Palavras-chave:  INFECÇÃO HOSPITALAR, ANTIMICROBIANOS, CATETERES DE DEMORA