ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 184-1


Poster (Painel)
184-1Perfil microbiológico de culturas de ponta de cateter venoso central oriundas de pacientes do Hospital Universitário de Maceió-AL
Autores:Oliveira, G.J.C. (FAMENE - Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança) ; CIRINO, E.V.C. (FITS - Faculdade Integrada Tiradentes) ; OLIVEIRA, R.K.S. (FITS - Faculdade Integrada Tiradentes) ; SOUZA, L.I.O. (CPQAM - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães) ; ARAÚJO, M.A.S. (FITS - Faculdade Integrada TiradentesUFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

Cateteres vasculares são dispositivos necessários para a terapêutica e para o cuidado dos pacientes em estado crítico. São utilizados para administrar fluidos intravenosos, produtos sanguíneos, drogas, nutrição parenteral e monitoramento do estado hemodinâmico do paciente. A introdução deste dispositivo é um procedimento invasivo que pode ser um importante fator de risco para o desenvolvimento de infecções nosocomiais, predispondo os pacientes ao desenvolvimento de infecções locais ou sistêmicas. Objetivo da presente pesquisa foi determinar a prevalência de micro-organismos em culturas de ponta de cateter venoso central (CVC) obtidas de pacientes internados em um hospital universitário da cidade de Maceió, Alagoas. O estudo foi do tipo observacional retrospectivo individuado realizado por meio de consulta em bancos de dados no período de janeiro de 2009 até dezembro de 2012, os dados eram correspondentes a culturas semi-quantitativas onde a identificação foi realizada por provas bioquímicas convencionais e por sistema automatizado. Neste estudo, 871 resultados de processamento de pontas de CVC foram avaliados, sendo 367 destes considerados positivos. O setor que apresentou maior positividade foi a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (36,6%). Os micro-organismos encontrados foram os seguintes: 44,1% de bactérias Gram-positivas; 43,6% de bactérias Gram-negativas e 12,3% de leveduras. Os micro-organismos predominantes foram: Staphylococcus coagulase-negativa (27,4%), Staphylococcus aureus (16,2%), Acinetobacter baumannii (11%), Klebsiella pneumoniae (10,2%) e Pseudomonas aeruginosa (9,9%). Este estudo possibilitou identificar os micro-organismos envolvidos nas infecções decorrentes do uso de cateteres venosos, em um hospital universitário da cidade de Maceió, Alagoas. A identificação destes micro-organismos é indispensável, visto que auxiliam na otimização do tratamento da infecção além de estabelecer medidas preventivas.


Palavras-chave:  Cateter Venoso Central, Cultura semi-quantitativa, Micro-organismos, Infecção nosocomial