ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 183-2


Poster (Painel)
183-2PREVALÊNCIA DE DERMATOFITOSES POR Trichophyton sp. EM PACIENTES ATENDIDOS NO LABORATORIO DE MICOLOGIA MÉDICA – CCB/UFPE.
Autores:NUNES SILVA, M. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; BUONAFINA, M. D. S. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; XIMENES, P. B. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; COUTO, F. M. M. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; LEITE, M. C. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; SANTOS, F. A. G. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; PEREIRA-JUNIOR, S. F. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; MAGALHAES, O. M. C. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; NEVES, R. P. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Infecções fúngicas representam à saúde pública importantes manifestações clínicas, e a incidência tem se tornado crescente, sendo causa frequente de visita aos dermatologistas. As dermatofitoses são micoses superficiais causadas por dermatófitos, com espécies distribuídas nos gêneros Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton, que desenvolvem lesões em tecidos queratinizados, como pele, pelo e unhas. Este trabalho objetivou avaliar a incidência de dermatofitoses causadas por espécies do gênero Trichophyton em pacientes atendidos no Laboratório de Micologia Médica do CCB/UFPE no período de março de 2011 a março de 2012. Os espécimes clínicos coletados foram submetidos ao exame direto com hidróxido de potássio a 20%, concomitantemente, foram semeados em meio ágar Sabouraud adicionado de 50mg/L de cloranfenicol contido em placas de Petri, mantidas à temperatura de 28°C por até 15 dias para posterior identificação dos agentes etiológicos. Foram atendidos 1156 pacientes com hipótese diagnóstica de micose superficial, destes, 119 (22%) casos foram confirmados através do exame direto e cultura. Foram observadas várias manifestações clínicas de dermatofitoses, e o microcultivo das amostras coletadas nos permitiu identificar Trichophyton, como o gênero de dermatófito mais incidente, sendo observado em 84 (70,6%) casos dos 119 isolados. Identificamos que Tinea pedis, Tinea corporis, Tinea unguium, e Tinea capitis foram as manifestações clínicas mais acometida por espécies deste gênero e Tinea cruris e Tinea facei foram as de menor incidência. As dermatofitoses por espécies do gênero Trichophyton foram mais incidentes em pacientes do sexo masculino, acometendo 43 pacientes, e 41 do sexo feminino, sendo acometidos indivíduos de todas as idades, com mais incidência na faixa etária de 50-59 anos, correspondente a 28 pacientes, seguido da faixa etária entre 0-9 anos com 24 casos. As condições climáticas desta região pode justificar a prevalência das espécies do gênero Trichophyton, podendo haver diferença em resultados de outras pesquisas. Assim, as dermatofitoses caracterizam um problema de saúde pública, sendo o diagnóstico laboratorial uma importante ferramenta para conduzir a um tratamento específico e eficaz.


Palavras-chave:  tineas, dermatófitos, superficial