ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 183-1


Poster (Painel)
183-1IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE CANDIDA E SUSCEPTIBILIDADE ANTIFÚNGICA IN VITRO À CASPOFUNGINA E FLUCONAZOL: UM ESTUDO DE 26 CASOS DE CANDIDEMIA.
Autores:COUTO, F. M. M. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; NUNES SILVA, M. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; LEITE, M. C. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; SANTOS, F. A. G. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; ANDRADE, S. L. (UEA - Universidade do Estado do Amazonas) ; BUONAFINA, M. D. S. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; NEVES, R. P. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

O número de casos de infecções fúngicas invasivas tem aumentado significativamente na América Latina, sendo leveduras do gênero Candida, as principais responsáveis pela maioria destes casos. A candidemia, presença de Candida no sangue, está associada a uma alta taxa de morbidade e mortalidade, cuja ocorrência tem aumentado substancialmente nas últimas décadas. Para o tratamento da candidemia, segundo recomendações do Concenso Brasileiro de Medicina, fluconazol e caspofungina constituem as principais opções, porém tem-se verificado que espécies de Candida vêm se tornando resistentes a fármacos, principalmente azólicos, o que dificulta o tratamento destas infecções. Este trabalho objetivou verificar a ocorrência de candidemia e determinar concentrações mínimas inibitórias de caspofungina e fluconazol frente a isolados de Candida. Amostras de sangue foram coletadas de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva de hospitais públicos de Recife-PE. O material biológico foi processado para o diagnóstico micológico, exame direto e cultura, e posterior identificação do agente etiológico, com base nas características morfofisiológicas. Para o teste de susceptibilidade, o método utilizado seguiu condições descritas no documento M27-A3 do National Committee for Clinical Laboratory Standards, onde diferentes concentrações dos antifúngicos foram preparadas em intervalos e após 48 horas revelada a concentração mínima inibitória para cada isolado. De 100 hemoculturas, 26 apresentaram o crescimento de leveduras do gênero Candida. Sendo C. albicans foi a mais incidente, seguida de C. parapsilosis, C. guiliermondii, C. tropicalis, C. glabrata, C. krusei e C. famata. A caspofungina mostrou-se eficaz contra os isolados testados apresentando eficácia diminuída apenas para uma cepa de C. parapsilosis, C. guiliermondii e C. tropicalis, porém se comportando como fármaco de escolha para os casos estudados. Apenas o isolado de C. krusei apresentou resistência ao fluconazol. Segundo recentes estudos, esta espécie tem desenvolvido estratégias de defesa contra azólicos, o que corrobora com os resultados. O uso indiscriminado e incorreto de antifúngicos tem modificado padrões de sensibilidade dos fungos aos fármacos. Assim, o conhecimento da espécie causadora e realização de testes de susceptibilidade têm se tornado cruciais para conduzir a um tratamento específico e eficaz, progredindo para a cura.


Palavras-chave:  Candidemia, Susceptibilidade, Azólicos