ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 162-1


Poster (Painel)
162-1Avaliação comparativa entre o meio cromogênico CHROMagar KPC e método de cultivo microbiológico convencional para detecção rápida de enterobactérias produtoras de carbapenemases em culturas de vigilância epidemiológica em um hospital universitário.
Autores:Alves, E.M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Bastos, V.L.M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Cortes, P.B. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Ferreira, A.L.P. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Introdução: As carbapenemases são enzimas capazes de inativar os carbapenêmicos. A disseminação dessas enzimas em enterobactérias no mundo foi muito rápida, passando a ser um problema de saúde pública. Vários meios de cultura cromogênicos foram desenvolvidos pela indústria para agilizar o resultado dessas culturas, entretanto é necessário uma avalição desses meios na prática laboratorial. Objetivo: Avaliar o CHROMagar KPC (CMKPC) comparado ao método convencional de Agar MacConkey (MC) com disco de carbapenen na detecção de enterobactérias produtora de carbapenemases. Métodos: Um total de 225 espécimes clínicos (114 swabs retais, 101 urinas, 7 swabs de colostomia, 2 swabs de gastrostomia e 1 swab de jejunostomia) foram processados no período de outubro/2013 à janeiro/2014 em CMKPC e MC com disco de ertapenen sobre a superfícia do agar. As culturas foram checadas com 24/48h. Para culturas com crescimento bacteriano, foi realizado teste de identificação e susceptibilidade aos carbapenems: ertapenem, meropenem e imipenem (CLSI 2013). As amostras identificadas como enterobactérias resistentes a carbapenen (ERC) foram avaliadas por testes fenotípicos (Nota técnica ANVISA 001/2013) utilizando ácido fenil borônico (FA), EDTA e cloxacilina (CLO) para detecção de carbepenemases. Foi positivo o teste com disco de carbapenen com inibidor, apresentando halo >= 5mm comparado ao disco de carbapenen sem inibidor. As bactérias com positividade somente no teste com EDTA foram classificadas como produtoras de metalo-beta-lactamase (Mbla) e as que positivaram somente com FA foram classificadas como beta-lactamases classe A. Concordância total foi definida quando houve crescimento de ERC nas duas metodologias e teste fenotípico positivo para Mbla ou classe A. Resultados: Dos 225 espécimes avaliados, 182 (81%) foram negativos. Desses 43 (19%) espécimes positivos, 7 (3%) foram identificados como ERC:3 Klebsiella pneumoniae (Kp),3 Proteus vulgaris (Pv) e 1 Enterobacter aerogenes (Ea). Das 3 Kp avaliadas, todas cresceram no meio CMKPC,e foram FA positivas. Entretanto, o crescimento em MC não ocorreu em uma delas. O Ea cresceu exclusivamente no CMKPC, e foi positivo para FA. Os 3 Pv cresceram somente no CMKPC e todas foram CLO positivo. Conclusão: Apesar do baixo número de enterobactérias isoladas, observamos que o CMKPC apresentou concordância total de 50%. Testes de detecção molecular devem ser realizados para complementação dos resultados e uma maior amostragem de ERC deverá ser avaliada.


Palavras-chave:  carbapenemases, CHROMagar KPC, cultura vigilância