ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 156-2


Poster (Painel)
156-2Potencial interativo de plantas medicinais e drogas antimicrobianas sobre linhagens multirresistentes de Staphylococcus sp.
Autores:Nunes, L.E. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Fernandes, A.F.C. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Arruda, T.A. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Catão, R.M.R. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo

Introdução: A utilização de produtos naturais com fins medicamentosos é tão antiga quanto à própria história. A propriedade antimicrobiana das plantas pode ser explicada pela produção de compostos ativos produzidos durante o metabolismo secundário. Atualmente os conhecimentos, às vezes empíricos, desta propriedade têm sido comprovados cientificamente, revelando assim o enorme potencial das plantas no controle de doenças infecciosas, enquanto verifica-se um aumento nos casos de micro-organismos patogênicos resistentes aos antimicrobianos convencionais. Extratos de plantas têm mostrado efeitos frente a linhagens de micro-organismos, o que sugere uso terapêutico destes produtos. Objetivo: Avaliar o uso associado do extrato hidroalcóolico das plantas medicinais: Stryphrodendron adstringens (Mart.) (barbatimão),Anadenanthera macrocarpa (angico), Ximenia americana L. (ameixa-do-mato), Myracodruom urundeuva (aroeira) e Anacardium occidentale (cajueiro) com antimicrobianos, frente a cepas multirresistentes de Staphylococcus sp. de origem nosocomial, tendo como propósito, observar as possíveis interações apresentadas por essa combinação. Metodologia: Foram utilizadas 11 cepas clínicas de Staphylococcus sp. e a cepa padrão S. aureus ATCC 25823. Para o estudo da interação utilizou-se penicilina G e Tetraciclina (Cefar®) e determinou-se a Concentração Inibitória Mínima (CIM) para cada extrato realizado através da técnica de difusão em meio sólido utilizando discos de papel de filtro. Os ensaios foram realizados com discos de penicilina G (10 UI) e tetraciclina (30 µg) embebidos em 50 µL dos extratos hidroalcóolicos, na concentração bruta (100%) e CIM. Resultados: Observou-se interação positiva da penicilina G e da tetraciclina sobre todos os extratos hidroalcóolicos das plantas testadas frente às cepas de Staphylococcus sp. Caracterizando sinergismo entre os produtos, considerando o desenvolvimento de halos de inibição do crescimento com diferentes diâmetros quando da aplicação dos extratos isolados ou em combinação com os antimicrobianos. Conclusão: Estes resultados comprovaram que o uso associado de plantas medicinais e drogas convencionais, produzem efeitos interativos que podem potencializar a ação destes produtos. No entanto, vale salientar que os estudos foram realizados in vitro e isto indica a necessidade de estudos futuros, utilizando modelos in vivo que reportem a conclusões mais próximas de uma utilização eficaz destes derivados vegetais em associação com antimicrobianos convencionais, para que sejam estabelecidos os riscos potenciais da citotoxicidade dos compostos presentes nos derivados vegetais durante sua utilização como coadjuvante no tratamento de doenças infecciosas.


Palavras-chave:  Penicilina, Tetraciclina, Produtos naturais, Interação, Resistência bacteriana