ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 152-1


Poster (Painel)
152-1DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA MÍNIMA DE IMIPENEN MEROPENEN E CIPROFLOXACINO EM ISOLADOS CLÍNICOS DE Acinetobacter baumanni
Autores:Marcolan, M.M. (ICT-UNESP - Instituto de Ciência e Tecnologia-Univ Estadual Paulista) ; Ramanzini, N.P (ICT-UNESP - Instituto de Ciência e Tecnologia-Univ Estadual Paulista) ; Jorge, A.O.C (ICT-UNESP - Instituto de Ciência e Tecnologia-Univ Estadual Paulista) ; Junbqueira J.C. (ICT-UNESP - Instituto de Ciência e Tecnologia-Univ Estadual Paulista)

Resumo

INTRODUÇÃO: Microrganismos resistentes aos antibióticos tem se revelado cada vez mais emergentes, o aumento da vulnerabilidade imunológica e desequilíbrio de microbiota residente, por conta de doenças imunossupressoras entre outras condições, tem favorecido resistência a antimicrobianos. Acinetobacter baumannii é caracterizado pela presença de uma membrana externa que limita à penetração de vários antibióticos. Considerando de extrema necessidade o conhecimento do perfil de sensibilidade deste microrganismo frente a antibióticos, faz-se necessário caracterizar a concentração inibitória mínima de antibióticos (CIM). MATERIAIS E MÉTODOS: Foram avaliados 30 isolados clínicos de Ac. baumannii, com perfil de sensibilidade realizado pelo método de disco difusão. Para este estudo foram selecionados os microganismos resistentes a Imipenem, Meropenen e Ciprofloxacino. Para determinação de CIM utilizou-se microdiluição em caldo preconizada pela CLSI, como padrão fez-se uso do Acinetobacter baumannii (ATCC 19606), para técnica fez-se uso de placas de 96 poços, contendo um volume final de 0,1mL em cada poço testado, as soluções de antimicrobiano foram preparadas em concentração 2 vezes a concentração final desejada e os poços preenchidos com 0,05mL. Os inóculos bacterianos foram preparados em solução salina 0,9%, e utilizados em concentração final para cada poço de 5x105 UFC/mL em caldo Mueller-Hinton cátion ajustado-CAMHB, para padronização foi utilizado espectrofotômetro (B582, Micronal, São Paulo, Brasil) comprimento de onda de 600nm e densidade ótica no intervalo de 0,6 à 0,8. Após inoculação permaneceram em estufa 37ºC por 20h, os isolados clínicos foram nominados, utilizando a letra “A” e números sequenciais, do A1 até A30. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Os resultados para CIM quando utilizando Imipenem apresentaram 29 isolados clínicos com concentração maior ou igual a 128µg/mL, 01 com 64µg/mL. Para Meropenen 10 isolados com concentração maior ou igual a 128µg/mL, 17 para 64µg/mL, 02 para 32µg/mL e 01 para 16µg/mL. Para Ciprofloxacino 22 isolados com concentração maior ou igual a 128µg/mL, 05 para 64µg/mL, e 02 para 32µg/mL e 01 para 16µg/mL. CONCLUSÃO: O método por disco difusão, utilizado por muitos laboratórios de análises clínicas para fornecer o laudo dos antibiogramas, apresenta-se efetivo, pois o método de microdiluição em caldo, considerado mais preciso e assertivo, reproduziu os mesmos resultados apresentados pelo método realizado a nível hospitalar.


Palavras-chave:  Acinetobacter baumannii, resistência antimicrobiana, imipenem, meropenem, cripeofloxacino