ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 145-1


Poster (Painel)
145-1Isolamento e identificação de cepas bacterianas multirresistentes em amostras de água da Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil.
Autores:Olivella, J.G.B. (DIMIP/FCM/UERJ - Departamento de Microbiologia e Imunologia - UERJ) ; Nogueira, B.A. (DIMIP/FCM/UERJ - Departamento de Microbiologia e Imunologia - UERJ) ; Gonçalves, V.D. (LRNEB/IOC-FIOCRUZ - Laboratório N. de Referência de Enteroinfecções Bacterianas) ; Meirelles-Pereira, F. (LL/DE/CCS/UFRJ - Laboratório de Limnologia - UFRJ) ; Cataldo, M. (IB/IBRAG/UERJ - Instituo de Biologia Roberto Alcântara Gomes) ; Esteves, F.A. (LL/DE/CCS/UFRJ - Laboratório de Limnologia - UFRJ) ; Guaraldi, A.L. (DIMIP/FCM/UERJ - Departamento de Microbiologia e Imunologia - UERJ) ; de Andrade, A.F.B. (DIMIP/FCM/UERJ - Departamento de Microbiologia e Imunologia - UERJ) ; Bello, A.R. (DIMIP/FCM/UERJ - Departamento de Microbiologia e Imunologia - UERJ) ; Pereira, J.A.A. (DIMIP/FCM/UERJ - Departamento de Microbiologia e Imunologia - UERJ)

Resumo

A qualidade de muitos corpos d’água, como a Baía de Guanabara (RJ), tem sido gravemente comprometida devido ao despejo de resíduos de origem domiciliar, hospitalar e industrial, sem tratamento prévio, o que vem selecionando microrganismos resistentes e comprometendo a utilização destes corpos d’água por humanos e animais. Buscou-se detectar evidências da presença de genes envolvidos na produção de Enzimas Modificadoras de Aminoglicosídeos (EMAs), Beta-lactamases de Espectro Estendido (ESBLs) e Mecanismos Plasmidiais de Resistência a Quinolonas (PMQRs) em 21 cepas de bacilos Gram-negativos isolados de amostras de água de rios que deságuam na Baía de Guanabara. As cepas foram isoladas em meios contendo 32 mg/mL de cefalotina e 8 mg/mL de gentamicina, identificadas e submetidas a testes de susceptibilidade aos antimicrobianos (TSA), testes presuntivos para presença de ESBLs e ensaios de Reação em Cadeia de Polimerase (PCR). Dez cepas foram submetidas à extração de DNA plasmidial. O TSA mostrou perfis de multirresistência, compatíveis com o de bactérias de origem hospitalar em seis (28.5%) das cepas. Em 100% das cepas submetidas à extração de DNA plasmidial foi observada pelo menos uma banda. Os ensaios de PCR evidenciaram a presença de produtos de amplificação para EMAs, ESBLs e PMQRs, tendo duas (22,2%) das cepas apresentado produtos de amplificação para genes pertencentes aos três grupos de antimicrobianos. A possibilidade de co-transmissibilidade pode contribuir para o aumento da ocorrência de muitos marcadores de resistência e conferir um benefício evolutivo para estas cepas, levando à possibilidade de seleção em um ambiente com permanente pressão de antimicrobianos, tanto de beta-lactâmicos quanto aminoglicosídeos e quinolonas, quer sejam de origem hospitalar, comunitária ou veterinária. Medidas como o uso criterioso de antimicrobianos nos ambientes hospitalar, veterinário bem como de aqüicultura e, a detecção daqueles microrganismos apresentando características de multirresistência principalmente em ambientes aquáticos, que permitem uma rápida distribuição, podem contribuir para o controle da disseminação de microrganismos albergando elementos genéticos de resistência para antimicrobianos no meio ambiente.


Palavras-chave:  Baía de Guanabara, Gram-negativos, Genes, Resistência