ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 142-1


Poster (Painel)
142-1Avaliação da susceptibilidade in vitro de microrganismos isolados de otites de cães e gatos a soluções desinfetantes
Autores:Silva, L.C.A. (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Pessoa, D.A.N. (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Macêdo, M.M. (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Oliveira, R.M. (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Vieira, S.C. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Silva, L.S.A. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Silva, E.J. (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Garino Jr. F. (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande)

Resumo

Infecções microbianas causando otites são comumente encontradas em clínica médica de pequenos animais. Numerosos agentes etiológicos podem estar envolvidos nessa enfermidade, tornando complicada a resposta do organismo animal a possíveis tratamentos. A alta preocupação com bactérias multirresistentes a antibióticos tem aberto alternativas para o tratamento dessas afecções, como o uso de soluções desinfetantes, que tem demonstrado grande importância na medicina vetrerinária, sendo utilizados para evitar a multiplicação e ou/ promover a eliminação de agentes patogênicos. Objetivou-se no presente trabalho avaliar o efeito in vitro de 4 diferentes desinfetantes comerciais frente a 40 estirpes bacterianas isoladas de otites de cães e gatos, entre estas o Staphylococcus sp., Escherichia coli, Klebisiella sp. e Pseudomonas aeroginosa, atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Campina Grande - Patos – PB. Foram testados iodo (2%, 1% e 0,5%), hipoclorito de sódio (2,5%, 1,25% e 0,62 %), quaternário de amônia (0,68%, 0,34% e 0,17%), e clorexidina (2,0%, 1,0% e 0,5%). Todos os desinfetantes foram testados nos tempos de 5, 15, 30 e 60 minutos. Um total de 32,5% dos agentes etiológicos apresentaram grau de resistência a última concentração dos desinfetantes hipoclorito de sódio, iodo e quaternário de amônia no tempo de 5’. Verificou-se que todas as concentrações utilizadas dos desinfetantes mostraram- se eficientes para eliminação dos agentes nos tempos 15’, 30’ e 60’. Sendo as duas primeiras concentrações de cada, eficazes no tempo de 5’,15’,30’ e 60’. Os maiores índices de resistência (15,00%) foram observados ao Iodo concentração 0,5% e ao hipoclorito de sódio concentração 0,62% tempo de 5’. As bactérias apresentaram resistência ao quaternário de amônia apenas na sua concentração 0,17% (2,50%) tempo de 5’. A maior atividade desinfetante in vitro foi observada para clorexidina, que apresentou 100% de eficácia na eliminação dos agentes infecciosos em todos os tempos e concentrações testadas. Com base nos resultados do presente trabalho conclui-se que todos os desinfetantes testados apresentaram boa efetividade in vitro frente os agentes microbianos, no entanto precauções devem ser tomadas quanto ao uso desses in vivo, principalmente em relação à concentração utilizada, uma vez que, altas concentrações podem causam desvantagens como irritação da derme nos animais.


Palavras-chave:  bactérias, medicina vetrerinária, resistência, efetividade