ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 141-1


Poster (Painel)
141-1PERFIL DE RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE Escherichia coli PRODUTORAS DE ESBL ISOLADAS DE PACIENTES COM INFECÇÃO HOSPITALAR NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL
Autores:SANTOS, R.A. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁINTA - INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA) ; ROCHA, F.R. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; PONTE, I.L. (SCMS - SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL) ; ALVES, R.H.P. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; COELHO, C.G.V. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; PINTO, V.P.T. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; BARBOSA, F.C.B. (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)

Resumo

O aumento constante da resistência bacteriana aos antibióticos é motivo de preocupação mundial. As infecções causadas por micro-organismos resistentes, muitas vezes não respondem ao tratamento padrão, resultando em maior morbidade e maior risco de morte. O surgimento de Escherichia coli produtora de β-lactamases de espectro ampliado (ESBL) tem sido uma das mais importantes mudanças epidemiológicas em doença infecciosa nos últimos anos. As ESBL são um grupo de enzimas geralmente codificadas por plasmídeos que são capazes de hidrolisar o anel β-lactâmico das cefalosporinas de terceira e quarta gerações e aztreonam e inativadas por inibidores específicos tais como clavulanato, sulbactam e tazobactam. Neste estudo objetivamos avaliar o perfil de resistência de espécimes de E. coli produtores de ESBL isolados de pacientes com infecções hospitalares na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, hospital de ensino situado na região Norte do estado do Ceará. De novembro de 2013 a maio de 2014 foram isolados 13 espécimes de E. coli ESBL positivas oriundos de amostras de urina, aspirado traqueal, swab anal e secreções. A identificação das espécies e o perfil de suscetibilidade antimicrobiana a amicacina, ampicilina, cefepima, ceftriaxona, cefuroxima, cefuroxima axetil, ciprofloxacina, colistina, ertapenem, gentamicina, meropenem e piperacilina/tazobactam, foram realizados de forma automatizada pelo Vitek® 2. Os resultados demonstraram que todos os isolados foram resistentes a ampicilina, ceftriaxona, cefuroxima e cefuroxima axetil. Além disso, 10 (76,9%) isolados apresentaram resistência à ciprofloxacina, 6 (46,1%) à cefepima, 5 (38,4%) à gentamicina, 2 (15,3%) à piperacilina/tazobactam e 1 (7,6%) à amicacina e colistina. Por outro lado, todos foram sensíveis ao ertapenem e meropenem. A análise desses resultados ressalta a importância de mais atenção ao regime terapêutico, especialmente para pacientes de alto risco. Desta forma, a limitação na prescrição de antibióticos de amplo espectro e cefalosporinas de terceira e quarta geração parecem ser essenciais para o programa de controle de infecção.


Palavras-chave:  Resistência antimicrobiana, Escherichia coli, β-lactamases de espectro ampliado, Infecção hospitalar