ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 140-2


Poster (Painel)
140-2Detecção e caracterização fenotípica e genotípica de cepas bacterianas multirresistentes no Complexo Lagunar de Jacarepaguá – Rio de Janeiro
Autores:NOGUEIRA, B. A. (UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) ; Gonçalves, V. D. (FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ) ; Meirelles-Pereira, F. (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Cataldo, M. (UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) ; Olivella, J. G. B. (UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) ; Esteves, F. A. (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Bello, A. R. (UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) ; Andrade, A. F. B. (UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) ; Pereira, J. A. A. (UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)

Resumo

A qualidade dos corpos d’água pode ser afetada devido à presença de cepas resistentes a agentes antimicrobianos provenientes do despejo de esgoto não tratado, das mais diversas origens. A avaliação de impactos ambientais nesses ecossistemas vem sendo realizada através das alterações físicas, químicas e biológicas da água. O Complexo Lagunar de Jacarepaguá encontra-se sob grande influência de águas ricas em matéria orgânica de origem urbana e industrial. As suas margens estão servindo como entulhos de obras e efluentes sanitários. O objetivo do presente trabalho foi analisar cepas isoladas de amostras de água do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, no que diz respeito à qualidade dos corpos d’água / status sanitário, além de realizar o rastreamento de cepas bacterianas apresentando marcadores de resistência específicos para aminoglicosídeos, quinolonas e beta-lactâmicos. Realizamos a análise de parâmetros ambientais como o pH, além de colimetria pelo método convencional e por adição de antimicrobianos aos caldos lactosado e EC. Foi realizado também teste de suscetibilidade aos antimicrobianos (TSA) e ensaios de conjugação bacteriana. O pH encontrado ficou entre 7,0 e 8,0, considerado adequado para ambientes aquáticos. A partir da realização do teste de colimetria convencional, observamos níveis de coliformes totais acima do permitido tanto no Canal de Camorim quanto na Lagoa de Marapendi enquanto a Lagoa de Jacarepaguá apresentou níveis satisfatórios. Quanto aos coliformes termotolerantes, todos os pontos apresentaram níveis satisfatórios. Já a partir dos testes de colimetria contendo antimicrobianos, pudemos detectar uma boa qualidade da água. Foram isoladas 104 cepas entre Escherichia coli, Enterobacter agglomerans, Enterobacter aerogenes, Enterobacter cloaceae, Proteus vulgaris, Proteus mirabilis, Citrobacter freundii, Citrobacter spp., Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosas. Todas as cepas analisadas, apresentaram resistência a pelo menos um dos antimicrobianos testados. Foi observada também a transferência de DNA plasmidial em 19 das 35 (54%) cepas submetidas ao ensaio de conjugação bacteriana. Consideramos que medidas como o uso criterioso de antibióticos no ambiente comunitário e no hospitalar, além de um controle maior sobre o despejo de lixo e esgoto in natura em receptáculos aquáticos, e o tratamento dos efluentes resultantes são fundamentais para a prevenção da disseminação de resistência em ambientes extra-hospitalares.


Palavras-chave:  Bactérias gram-negativas, Complexo lagunar de Jacarepaguá, Enterobactérias, Multiresistência