ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 133-1


Poster (Painel)
133-1Modulação da resistência microbiana de cepas ambulatoriais de Escherichia coli por extrato de Schinopsis brasiliensis Engler
Autores:SANTANA, C. P. (LABDEM/UEPB - Laboratório de Desenvolvimento e Ensaios em MedicamentosLABDEM/UEPB - Laboratório de Desenvolvimento e Ensaios em Medicamentos) ; CHAVES, T. P. (LABDEM/UEPB - Laboratório de Desenvolvimento e Ensaios em Medicamentos) ; SANTOS, R. L. (LABDEM/UEPB - Laboratório de Desenvolvimento e Ensaios em Medicamentos) ; FERNANDES, F. H. A. (LABDEM/UEPB - Laboratório de Desenvolvimento e Ensaios em Medicamentos) ; BRANDÃO, D. O. (LABDEM/UEPB - Laboratório de Desenvolvimento e Ensaios em Medicamentos) ; NUNES, L. E. (PPGCF/UEPB - Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (UEPB)) ; CATÃO, R. M. R. (UEPB - Departamento de Farmácia / Universidade Estadual da Paraíba) ; MEDEIROS, A. C. D. (LABDEM/UEPB - Laboratório de Desenvolvimento e Ensaios em MedicamentosPPGCF/UEPB - Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (UEPB)UEPB - Departamento de Farmácia / Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo

O reino vegetal representa a mais valiosa fonte de substâncias bioativas, sendo desde sempre estudado para a obtenção de moléculas utilizadas tanto diretamente no tratamento de enfermidades, quanto como modelos para a síntese de fármacos. O mercado de medicamentos fitoterápicos cresceu nas últimas décadas, e hoje constitui um amplo campo de pesquisa farmacológica. Dentre estas pesquisas, aponta-se que a utilização de fitocomplexos surge como alternativa para o combate direto a cepas bacterianas resistentes aos antibióticos tradicionais. Há indícios, também, da capacidade dos fitoconstituintes de modular diversas funções celulares dos microrganismos, entre elas, a resistência aos antibióticos. Diante disto, este estudo teve como objetivo avaliar a capacidade do extrato de Schinopsis brasiliensis Engler de modular a resistência microbiana de uma cepa ambulatorial resistente de Escherichia coli a antibióticos de diversas classes, e compará-la ao efeito em uma cepa não-resistente. O extrato da casca de S. brasiliensis Engl. foi obtido por maceração e concentrado em rotaevaporador a 40 °C. As cepas microbianas foram isoladas e identificadas, e em seguida cultivadas em ágar Müeller-Hinton por 24 horas, para a obtenção de uma suspensão microbiana de concentração padronizada. Para a avaliação da atividade moduladora, em um primeiro momento, foram determinadas as concentrações inibitórias mínimas (CIM) do extrato e dos antibióticos isoladamente. Em seguida, para avaliar a capacidade de modulação da resistência microbiana, foi determinada as CIM dos antibióticos na presença de uma concentração sub-inibitória do extrato. Os ensaios foram realizados utilizando-se o método de microdiluição em caldo Müeller-Hinton; as placas foram incubadas por 24 horas, e o crescimento bacteriano foi evidenciado pela mudança de coloração de uma solução aquosa de resazurina. Os resultados obtidos mostram que o extrato de S. brasiliensis Engl. possui uma importante capacidade de modulação da resistência microbiana, aumentando a eficácia de todos os antibióticos testados frente à cepa resistente de E. coli e à cepa ATCC. Estes resultados permitem afirmar que o extrato desta planta é um potencial aliado no combate a infecções bacterianas causadas por E. coli, e sendo utilizado em associação a quimioterápicos, poderá possibilitar a redução das dosagens destes, e com isso, reduzir seus efeitos colaterais, entre outros malefícios da resistência microbiana. Os autores agradecem ao CNPq e ao PROPESQ/UEPB pelo financiamento do projeto.


Palavras-chave:  Atividade moduladora, Microdiluição, Schinopsis brasiliensis Engler, Resistência microbiana