ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 128-1


Poster (Painel)
128-1ANÁLISE DA RESISTÊNCIA À DESSECAÇÃO E DO USO DE DESINFETANTES E ANTISSÉPTICOS NO CONTROLE DE BIOFILMES DE CEPAS DE Acinetobacter baumannii-calcoaceticus MULTIRRESISTENTES E ISOLADAS DE PACIENTES INTERNADOS EM HOSPITAIS PÚBLICOS DE MACEIÓ – ALAGOAS.
Autores:Cavalcante, D.K.F. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Santos, D.M.R.C. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Gomes, D.D.P. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; Kamiya, R.U. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

Acinetobacter baumannii-calcoaceticus corresponde a um complexo comumente associado às infecções hospitalares, sendo multirresistente aos antibióticos e sobrevivendo em ambientes adversos. O presente trabalho analisou a resistência à dessecação e a eficiência de antissépticos bucais e desinfetantes no controle de biofilmes de A. baumannii-calcoaceticus, multirresistentes aos antibióticos e isolados de infecções nosocomiais. Metodologia: Para o teste da dessecação, alíquotas padronizadas de 25 cepas foram inoculadas em tubos secos e esterilizados que foram incubados à 37º C, em aerofilia por 0h (controle), 24h, 48h e 72h. Células sobreviventes foram recuperadas com salina esterilizada, sendo plaqueadas para a contagem das células viáveis. Biofilmes pré-formados de 20 cepas foram submetidos à ação dos antissépticos Clorexidina 0,12%, Clorexidina 2%, Cloreto de Cetilpiridínio 0,05% e Triclosan 0,2%; e biofilmes de 18 cepas foram submetidos à ação de desinfetantes (hipoclorito 1%, glutaraldeído 2% e ácido peracético 2%, nos tempos preconizados pela ANVISA). Células sobreviventes do biofilme foram diluídas e plaqueadas para contagem de células viáveis. Os testes foram realizados em triplicata e o controle correspondeu ao tratamento do biofilme com salina esterilizada. Resultados: Com relação à dessecação, 18 das 25 cepas foram consideradas sensíveis, pois se mantiveram viáveis por até 24 h em superfície seca; e 7 foram consideradas resistentes, pois se mantiveram viáveis por 48h ou mais. Pela análise de variância, nenhum antisséptico teve ação eficaz na redução desses micro-organismos, organizados em biofilmes. Com relação à ação dos desinfetantes sobre os biofilmes bacterianos, 3 cepas das 18 testadas cresceram após contato com o glutaraldeído 2%, 2 cresceram após uso do hipoclorito 1% e nenhuma cresceu após tratamento com o ácido peracético 2%. Conclusão: Acinetobacter spp. resistiram à dessecação. Podem ocorrer falhas no controle antimicrobiano de biofilmes de A. baumannii-calcoaceticus, principalmente com o uso de antissépticos, devido à resistência circunstancial associada ao biofilme bacteriano. A capacidade de resistir por longos períodos em ambientes dessecados, associado à capacidade dos biofilmes de A. baumannii-calcoaceticus de resistir à ação de antissépticos e desinfetantes pode contribuir para o aumento das taxas de infecções cruzadas, principalmente em ambiente hospitalar.


Palavras-chave:  antissépticos, desinfetantes, infecções hospitalares, multirresistência