ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 123-2


Poster (Painel)
123-2Sistemas de efluxo MexAB-OprM e MexXY e produção de carbapenemases em Pseudomonas aeruginosa: efeito da resistência aos carbapenêmicos
Autores:Nodari, C. S. (LABRESIS - HCPA - Laboratório de Pesquisa em Resistência Bacteriana do HCPAUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Pereira, D. C. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Lutz, L. (HCPA - Hospital de Clínicas de Porto Alegre) ; Perez, L. R. (LABRESIS - HCPA - Laboratório de Pesquisa em Resistência Bacteriana do HCPA) ; Freitas, A. L. P. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Barth, A. L. (LABRESIS - HCPA - Laboratório de Pesquisa em Resistência Bacteriana do HCPAUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Existem diversos mecanismos de resistência aos antimicrobianos em Pseudomonas aeruginosa. Dentre eles, a produção de enzimas (β-lactamases) e os sistemas de efluxo se destacam, uma vez que são capazes de conferir resistência plena aos carbapenêmicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar os sistemas de efluxo MexAB-OprM e MexXY em isolados clínicos de P. aeruginosa de pacientes atendidos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre-RS e relacionar a expressão destes sistemas com a concentração inibitória mínima (CIM) de meropenem em isolados produtores e não produtores de metalo-β-lactamases (MBL). Isolados, apenas um por paciente, de P. aeruginosa (n=86) com suscetibilidade reduzida aos carbapenêmicos foram analisados. A hiperexpressão dos sistemas MexAB e MexXY foi determinada fenotipicamente utilizando um inibidor seletivo da bomba (PAβN). Para MBLs foi realizada a pesquisa genotípica de SPM, IMP, VIM, SIM, GIM e NDM. Dos 86 isolados de P. aeruginosa, 15 (17,4%) eram produtores de MBL: 10 positivos para SPM-1 e 5 positivos para IMP. O fenótipo de hiperexpressão de bomba de efluxo (HBE) foi observado em 59 (68,7%) do isolados. Todos os isolados produtores de SPM-1 (n = 10) foram positivos no teste HBE, enquanto 4 isolados (80%) produtores de IMP-1 mostraram esse perfil. A maioria (93,3%) dos isolados positivos para MBL apresentou hiperexpressão de MexAB-OprM em contraste com isolados MBL negativos (47,8%) (p = 0,0002). Isolados com fenótipo de HBE exibiram maiores valores de MIC para meropenem (33,8%; CIM ≥ 32 mg/L), enquanto nenhum isolado sem fenótipo de HBE apresentou valor de CIM ≥ 32 mg/L. Na presença do PaβN, todos os isolados produtores de MBL, exceto um IMP, apresentaram redução da CIM de meropenem (4 diluições ou mais), ainda que na faixa de resistência (intermediária ou plena). Por outro lado, entre os isolados não-produtores de MBL, as CIMs diminuíram para valores na faixa de sensibilidade na presença de PaβN. Entre nossos isolados, a presença de metalo-β-lactamase conferiu resistência ao meropenem em altos níveis (CIM ≥ 64 mg/L) somente quando associado ao fenótipo de hiperexpressão de MexAB-OprM. Na presença de agente inibidor da bomba de efluxo, observou-se uma redução nas CIMs para todos os isolados. No entanto, quando isolados não apresentavam MBL, a CIM de meropenem foi reduzida para níveis de sensibilidade. Nossos resultados corroboram a importância de mecanismos associados como determinante para altos níveis de resistência ao meropenem em P. aeruginosa.


Palavras-chave:  Bomba de efluxo, IMP, Meropenem, SPM