ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 120-1


Poster (Painel)
120-1Resistência antimicrobiana de Escherichia coli enteropatogênica atípica (EPEC-a) de amostras clínicas e ambientais no estado do Pará, Brasil.
Autores:Souza, C.O. (IEC - Instituto Evandro Chagas) ; Sousa, E.B (UEPA - Universidade do Estado do Pará) ; Morais, L.L.C.S (IEC - Instituto Evandro Chagas) ; Loureiro, E.C.B. (IEC - Instituto Evandro Chagas)

Resumo

Introdução: A EPEC é uma categoria patogênica de E.coli associada a casos esporádicos e surtos de diarreia, principalmente, infantil. São classificadas em duas subcategorias: EPEC-t (típica) e EPEC-a (atípica), que apresentam diferentes perfis de virulência e comportamentos epidemiológicos distintos. As EPEC atípicas estão presentes em humanos e em uma diversidade de hospedeiros animais, enquanto as EPEC típicas tem o ser humano como principal reservatório. Por sua presença em fezes humanas e animais e, consequente contaminação de areias e águas praianas e fluviais, o conhecimento do potencial de resistência aos antimicrobianos torna-se relevante para esta categoria patogênica. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo, a descrição dos perfis de resistência aos antimicrobianos de EPEC identificadas em amostras clínicas e ambientais. Materiais e Métodos: Foram analisadas 20 EPEC, sendo 16 isoladas de amostras clínicas (fezes humanas) e 04 ambientais (areia de praia e água de rio). Destas, 19 eram EPEC-a e apenas 01 EPEC-t. A resistência antimicrobiana foi avaliada pelo método de difusão em sistema de disco utilizando 12 antimicrobianos. Resultados: Das 20 EPEC, 10 (50%) apresentaram resistência a dois ou mais antimicrobianos. Destas resistentes, 8 foram de amostras clínicas e 2 ambientais. O percentual de resistencia foi de 50% tanto para as EPEC isoladas das fezes (8/16) quanto para as isoladas de ambiente (2/4). Todas as EPEC resistentes eram atípica, a única EPEC-t foi sensível a todos os antimicrobianos. As EPEC atípicas apresentaram resistência a ampicilina (50%;10/20), ao sulfametoxazol trimetoprim (45%; 9/20), a tetraciclina (25%;7/20), ao cloranfenicol (15%; 3/20) e a amoxacilina acído clavulânico (20%;2/20). Foram identificados 5 diferentes perfis de resistência: AMP-AMC-C-STX-TE (20%; 2/10); AMP-C-STX-TE (10%; 1/10), AMP-STX-TE (30%; 3/10), AMP-STX (30%; 3/10) e AMP-TE (10%;1/10). As duas EPEC-a ambientais apresentaram os modelos de multirresistência AMP-AMC-C-STX-TE (isolado de água de rio) e AMP-STX (isolado de areia), também identificados entre as EPEC-a isoladas de fezes humanas. Conclusão: As EPEC atípicas isoladas de amostras clínicas e ambientais apresentaram os mesmos perfis de resistência antimicrobiana, com destaque para multirresistência à ampicilina, ao sulfametoxazol trimetoprim e/ou à tetraciclina que correspondem aos antimicrobianos, mais comumente, utilizado na clínica médica.


Palavras-chave:  EPEC, clinica, ambiental, resistência, antimicrobianos