ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 111-3


Poster (Painel)
111-3Atividade antimicrobiana e moduladora de extrato etanólico de Pseudobombax marginatum sobre cepas de Staphylococcus aureus.
Autores:ALMEIDA, L.F. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; CHAVES, T.P. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; SANTANA, C.P. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; SANTOS, R.L. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; RAMOS JÚNIOR, F.J.L. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; MEDEIROS, A.C.D. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo

Pseudobombax marginatum é uma árvore originária do Brasil pertencente à família Bombacaceae, conhecida popularmente como Embiratanha. Possui uso medicinal, verificando-se seu emprego como agente antimicrobiano, anti-inflamatório e antinociceptivo. Este trabalho objetivou avaliar a atividade antimicrobiana do extrato etanólico de P. marginatum, bem como sua capacidade de modular a ação do fármaco Eritromicina, sobre cepas de Staphylococcus aureus resistentes. Inicialmente, realizou-se a secagem e pulverização do material vegetal. A extração foi efetuada através de maceração em etanol 96%, seguida de concentração em evaporador rotativo a 40 °C, obtendo-se o extrato etanólico bruto. Os microrganismos testados foram cepas ambulatoriais isoladas de S. aureus resistentes a Eritromicina e uma cepa não resistente de S. aureus (ATCC 25923). As Concentrações Inibitórias Mínimas (CIM) do extrato e do antibiótico foram determinadas em caldo Müeller-Hinton através do método de microdiluição. O extrato foi diluído em solução de dimetilsulfóxido 10% e a eritromicina foi diluída em solução salina 0,9%, e o ensaio foi realizado usando suspensões de microrganismos a 106 UFC/mL. Para a verificação da CIM, utilizou-se solução aquosa do indicador resazurina, seguido de incubação à temperatura ambiente. Para a avaliação da atividade moduladora de resistência do extrato, determinou-se a CIM do antibiótico na presença de uma concentração sub-inibitória (1/8 da CIM) do extrato. O cálculo da concentração inibitória fracionada (CIF) foi realizado para a obtenção de um coeficiente que apontasse se a associação do extrato ao antibiótico produzira efeito sinérgico (CIF<0,5), indiferente (4,0>CIF>0,5) ou antagônico (CIF>4,0). Este cálculo é feito pela razão entre a CIM do antibiótico associado com o extrato e a CIM do antibiótico isolado. Todos os experimentos foram realizados em triplicata. Finalmente, observou-se nos resultados que a combinação de P. marginatum com a eritromicina apresentou efeito sinérgico sobre as cepas SA03 e SA04. Desta forma, além da atividade antimicrobiana, P. marginatum possui capacidade de modular a resistência bacteriana, podendo assim ser objeto de outros estudos para desenvolvimento de novos medicamentos fitoterápicos.


Palavras-chave:  Atividade moduladora, Microdiluição, Pseudobombax marginatum, Resistência microboana