ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 111-2


Poster (Painel)
111-2Atividade antimicrobiana e moduladora de extrato etanólico de Spondias purpurea L. sobre cepas de Staphylococcus aureus.
Autores:Almeida, L.F. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Santana, C.P. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Alencar, L.C.B. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Fernandes, F.H.A. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Brandão, D.O. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Medeiros, A.C.D. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo

Spondias purpurea L. é uma árvore frutífera tropical pertencente à família Anacardiaceae, conhecida popularmente como Seriguela, de grande valor econômico devido à comercialização de seu fruto. Seu uso medicinal é empregado no combate a infecções, diarreia, controle de colesterol, diabetes, gastrite entre outros. Este trabalho teve como finalidade avaliar a atividade antimicrobiana do extrato etanólico de Spondias purpurea L., bem como sua capacidade de modular a ação da droga Eritromicina frente a cepas de Staphylococcus aureus resistentes. Inicialmente, realizou-se a secagem e pulverização do material vegetal, seguido de maceração em etanol 96% e de concentração em evaporador rotativo a 40 °C, para obter o extrato etanólico bruto. Os microrganismos testados foram cepas ambulatoriais isoladas de S. aureus resistentes a Eritromicina e uma cepa não resistente de S. aureus (ATCC 25923). As Concentrações Inibitórias Mínimas (CIM) do extrato e do antibiótico foram determinadas em caldo Müeller-Hinton através do método de microdiluição. O extrato foi diluído em solução de dimetilsulfóxido 10% e a eritromicina foi diluída em solução salina 0,9%, o ensaio foi realizado usando suspensões de microrganismos a 106 UFC/mL. Para a verificação da CIM, utilizou-se solução aquosa do indicador resazurina, seguido de incubação à temperatura ambiente. Para a avaliação da atividade moduladora de resistência do extrato, determinou-se a CIM do antibiótico na presença de uma concentração sub-inibitória (1/8 da CIM) do extrato. O cálculo da concentração inibitória fracionada (CIF) foi realizado para a obtenção de um coeficiente que apontasse se a associação do extrato ao antibiótico produzira efeito sinérgico (CIF<0,5), indiferente (4,0>CIF>0,5) ou antagônico (CIF>4,0). Este cálculo é estabelecido pela razão entre a CIM do antibiótico associado com o extrato e a CIM do antibiótico isolado. Todos os experimentos foram realizados em triplicata. Finalmente, observou-se nos resultados que a combinação de Spondias purpurea L. com a eritromicina apresentou efeito sinérgico frente às cepas SA04 e SA05. Comprovou-se ainda que, somada a atividade antimicrobiana, Spondias purpurea L. possui também capacidade de modular a resistência bacteriana, podendo assim servir de base para maiores estudos no desenvolvimento de novos medicamentos antimicrobianos fitoterápicos.


Palavras-chave:  Atividade moduladora, Microdiluição, Resistência microbiana, Spondias purpurea