ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 109-1


Poster (Painel)
109-1Avaliação da prevalência e similaridade genética de cepas de Streptococcus mutans isoladas de crianças com cárie severa da infância
Autores:Loesch, M.L.A. (UFF - PUNF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Caiaffa, K.S. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Valdez RMA (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Santos, V.R. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Arthur, R.A. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.) ; Varges, R. (UFF - PUNF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Duque, C. (UNESP - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

A cárie precoce da infância (CPI) é uma doença infecciosa multifatorial que causa a rápida destruição dos dentes. Entre os fatores de risco para o seu desenvolvimento estão os altos níveis e virulência dos microrganismos cariogênicos. O grupo considerado mais cariogênico é o dos estreptococos mutans, especialmente S. mutans (SM). Quando padrões atípicos, progressivos, agudos ou rampantes desta doença são observados é designada cárie severa da infância (CPI-S). Estudos têm demonstrado que cepas de SM associadas com CPI diferem em sua composição genômica ou nas características fenotípicas comparadas ao grupo livre de cárie. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência, similaridade genética e aciduricidade de cepas de S. mutans isoladas de crianças com CPI-S. As amostras de biofilme dental foram coletadas de crianças de 2 a 6 anos, distribuídas em três grupos: livres de cárie (LC), cárie-ativos (CA) e com CPI-S. Colônias de SM foram selecionadas a partir de cultura das amostras de biofilme dental em meio MSB (mitis salivarius agar bacitracina). Em seguida, foi realizada a extração de DNA e posterior identificação de SM pelo método de PCR. Alguns isolados clínicos foram submetidos à genotipagem pelo método de AP-PCR e avaliados quanto à sua capacidade acidúrica (tolerar ácidos). Os dados foram submetidos à análise estatística, considerando p≤0.05. Foram analisadas 82 colônias de SM, sendo 28 de crianças LC, 26 de CPI e 28 de CPI severa. Os resultados mostraram, por meio de PCR, que 28 (100%) das amostras de SM de crianças com CPI-S, 25 (96,1%) com CA e 23 (82,1%) LC foram positivas para S. mutans. Houve diferença estatística quando comparadas as crianças LC com as CPI-S quanto à prevalência de S. mutans (teste χ2, p<0.05). A genotipagem por AP-PCR mostrou baixa similaridade genética entre as cepas de SM dentro de cada grupo do estudo (análise NTSYS-UPGMA). As cepas de SM de crianças com CPI-S foram mais tolerantes aos ácidos que as demais cepas testadas (teste de Kruskal-Wallis). Conclui-se que a colonização do biofilme dental por S. mutans e sua aciduricidade aumenta com a severidade da cárie.


Palavras-chave:  cárie, PCR, S. mutans