ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 105-2


Poster (Painel)
105-2Pesquisa de bactérias patogênicas e avaliação de seu perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos, em amostras de varredura úmida de um hospital público da cidade de Juiz de Fora, MG
Autores:Sá, M.S. (SUPREMA - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora) ; Stephani, S.E. (SUPREMA - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora) ; Cruz, T.F. (SUPREMA - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora) ; Garcia, P.G. (SUPREMA - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora)

Resumo

Introdução Superfícies do ambiente hospitalar são importantes reservatórios de bactérias, cujo desenvolvimento é favorecido pela presença de matéria orgânica. A limpeza e a desinfecção são fatores determinantes para controle microbiano e redução das taxas de infecção hospitalar. Materiais e Métodos Foram analisadas 14 amostras de varredura úmida de um hospital público da cidade de Juiz de Fora-MG, em 2014. As amostras foram inoculadas em caldo BHI, incubadas por 24 horas e semeadas em Ágar sangue de carneiro 5%, Ágar MacConkey e Ágar 7,5, posteriormente incubadas em estufa a 35ºC +/- 1ºC, por 24/48horas, em aerobiose. A partir das colônias isoladas foram realizados provas bioquímicas e fisiológicas de identificação e o teste de sensibilidade aos antimicrobianos. Os desinfetantes utilizados na varredura úmida foram ácido dodecilbenzeno e sulfonato de sódio, hipoclorito de sódio e linear alquil. Resultados Houve crescimento em 50% das amostras analisadas, com isolamento de 14 cepas bacterianas. Observou-se a frequência de 21,4% Acinetobacter sp, 21,4% P. aeruginosa, 21,4% de K. pneumoniae, 14,3% de E.aerogenes, 14,3% de E.coli e 7,2% de E. cloacae. As cepas de E. coli apresentaram 100% de resistência a Cefalotina, Cefuroxima e Ampicilina/Sulbactam; E. cloacae apresentou 50% de resistência para Ceftriaxona, Cefepime, Aztreonam, Sulfametoxazol/Trimetoprim, Ampicilina/Sulbactam, Piperaciclina/Tazobactam; as cepas de E. aerogenes apresentaram 50% de resistência a Ceftriaxona, Cefepime, Aztreonam, Levofloxacin, Sulfametoxazol/Trimetoprim, Piperaciclina/Tazobactam, Gentamicina e 100% a Ampicilina/Sulbactam; K. pneumoniae apresentaram 50% de resistência a Cefepime, Aztreonam, Sulfametoxazol/Trimetoprim, Ampicilina/Sulbactam, Piperaciclina/Tazobactam; Acinetobacter sp apresentaram 66,6% de resistência ao Imipenem, Levofloxacin e Amicacina e 100% de resistência ao Cefepime, Meropenem, Sulfametoxazol/Trimetoprim, Piperaciclina/Tazobactam. Pseudomonas aeruginosa foram 33,3% resistentes a Ceftriaxona, Cefepime, Meropenem, Levofloxacin, 66,6% ao Aztreonam e 100% a Ampicilina/Sulbactam e Sulfametoxazol/Trimetoprim. Conclusão Bactérias patogênicas estão no ambiente hospitalar, medidas de biossegurança, como limpeza e desinfecção de superfícies devem ser rigorosamente realizadas para prevenir as infecções hospitalares, uma vez que estas bactérias têm desenvolvido importantes mecanismos de resistências às substâncias antimicrobianas.


Palavras-chave:  Infecção hospitalar, Limpeza, Desinfetantes, Bactérias patogênicas