ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 102-1


Poster (Painel)
102-1AVALIAÇÃO DO PERFIL DE MULTIRRESISTÊNCIA DE BACTÉRIAS GRAM-NEGATIVAS ISOLADAS DE HEMOCULTURA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA.
Autores:Freire, L.B (FACFAR UFBA - Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia) ; Barros, T.F (FACFAR UFBA - Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia) ; Azevedo, M.V.C (FACFAR UFBA - Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia) ; Cruvivel, S.A (HAN - Hospital Ana Neri) ; Monteiro, D.A (HAN - Hospital Ana Neri) ; Reis, J.N (FACFAR UFBA - Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia)

Resumo

Introdução: As infecções de corrente sanguínea (ICS) são associadas a altas taxas de morbi-mortalidade no mundo. Essas infecções em grande parte são causadas por bactérias Gram-negativas, as quais possuem mecanismos de resistência natural a determinadas classes de antibióticos. Entretanto, é cada vez mais frequente a aquisição de resistência do tipo adquirida, na qual a bactéria sofre adaptações, mutações ou aquisições genéticas de outras bactérias, da mesma espécie ou não, surgindo, portanto, novos mecanismos de resistência ao tratamento. Objetivo: Avaliar o perfil de resistência de bactérias Gram-negativas isoladas em hemocultura em um Hospital Universitário de Salvador, dando ênfase aos micro-organismos MDR. Método: Foram avaliadas todas as bactérias Gram negativas isoladas de hemocultura no período de maio de 2013 a abril de 2014. A identificação e o teste de susceptibilidade aos antimicrobianos foram realizados no equipamento Phoenix BD®. Em seguida, para as Enterobactérias foram realizados testes fenotípicos de detecção de ESBL e o Teste de Hodge, quando algum marcador de resistência foi sinalizado no método automatizado. Discussão dos Resultados: Foram identificadas 161 bactérias Gram-negativas, sendo K.pneumoniae (22%), P.aeruginosa (17%), S.marcecens (12%), E.cloacae (11%) e E.coli (10%). A presença de ESBL foi identificada em 10,5% dos isolados, sendo que destes 12/17 foram isolados de K.peumoniae e os demais E.coli, P.mirabilis, K.oxytoca, E.cloacae. O teste fenotípico de Hodge foi positivo apenas em um isolado de Klebsiella pneumoniae. Conclusão: Assim, podemos concluir que o micro-organismo mais frequente no hospital estudado foi K.pneumoniae seguida da P.aeruginosa. O perfil de resistência mais identificado foi EBSL e apenas 1 bactéria apresentou Hodge positivo. Estudos para detecção da concentração inibitória mínima e testes genotípicos devem ser realizados posteriormente para avaliar a presença dos genes de resistência desses mecanismos e de outros, tais como metalo-beta-lactamase e AmpC, os quais não foram estudados.


Palavras-chave:  Bactérias Gram-negativas, Infecção comunitária, Infecção hospitalar, Resistência antimicrobiana