ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 100-1


Poster (Painel)
100-1Resistencia antimicrobiana de Pseudomonas aeruginosa isoladas de amostras clínicas de animais silvestres de cativeiros da Itaipu Binacional.
Autores:Nascimento, I.A. (IB - Itaipu Binacional) ; Shimabuku-junior, R.S. (IB - Itaipu Binacional) ; Fernandes,R.D. (IB - Itaipu Binacional) ; Anschau,V.D. (UDC- ANGLO - Faculdade Anglo Americano) ; Kusbiak, A.C.C. (UDC - Centro Universitario Dinâmica das Cataratas)

Resumo

Introdução Os antimicrobianos são tema para debates intermináveis devido ao seu amplo uso na medicina. A resistência aos antimicrobianos é uma das grandes preocupações para classe médica e veterinária. O uso inadequado dos antimicrobianos no tratamento de infecções bacterianas em animais é alvo de diversas críticas, pois pode colaborar para desenvolvimento de resistência bacteriana em animais e no próprio homem. A Pseudomonas aeruginosa é considerada um patógeno oportunista e se encontra muito difundida na natureza, o que desperta particular interesse por ser descrita como o bacilo Gram-negativo não fermentador mais encontrado nas infecções hospitalares e seu tratamento requerer a associação de antibióticos de várias classes. Face ao amplo espectro de infecções por P. aeruginosa nos animais e da resistência múltipla natural ou adquirida do agente aos antimicrobianos convencionais, este trabalho teve como objetivo avaliar o seu perfil de resistência em amostras clínicas de animais silvestres provenientes do Hospital Veterinário da Itaipu Binacional. Materiais e Métodos Foram avaliados 12 isolados bacterianos de Pseudomonas aeruginosa provenientes de vários animais silvestres enfermos atendidos pelo Hospital Veterinário da Itaipu Binacional, de janeiro 2012 a março de 2014. Todas as amostras de P. aeruginosa foram submetidas ao teste padrão de sensibilidade microbiana in vitro - método de difusão por discos. Os testes foram realizados no Laboratório Ambiental da Itaipu, onde foram testados 12 antimicrobianos de rotina do Hospital Veterinário: Amicacina (AMI-30), Amoxicilina (AMO-10), Amoxicilina + Ácido Clavulânico (AMC-30), Ampicilina (AMP-10), Azitromicina (AZI-15), Cefalotina (CFL-30), Ciprofloxacina (CIP-5), Cloranfenicol (CLO-30), Enrofloxacina (ENO-5), Gentamicina (GEN-10), Sulfazotrim (SUT-25) e Tetraciclina (TET-30). Discussão dos Resultados Dos 12 antimicrobianos testados para cada isolado de P. aeruginosa, dois deles apresentaram 100% de sensibilidade (AMI-30 e GEN-10). Os antimicrobianos AZI-15 e CIP-5 apresentaram 25% e 75% de sensibilidade, respectivamente. Os demais antimicrobianos (AMO-10, AMC-30, AMP-10, CFL-30, CLO-30, ENO-5, SUT-25 e TET-30) apresentaram 100% de resistência aos antibióticos testados. Conclusão Os resultados mostraram que o perfil de susceptibilidade da Pseudomonas aeruginosa é altamente resistente a vários dos antimicrobianos testados. O achado de resistência às drogas testadas neste estudo reforça a necessidade do monitoramento permanente desse agente e a importância do uso racional dos antimicrobianos na medicina veterinária.


Palavras-chave:  Animais silvestres, Pseudomonas aeruginosa, Resistencia