ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 89-1


Poster (Painel)
89-1“Isolamento, identificação e fatores de risco de aquisição de candidemia e infecções invasivas por Candida em um hospital de ensino da Zona Norte do Ceará”.
Autores:Coelho, CGV (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Magalhães, MJL (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Ponte, IL (SCMS - Santa Casa de Misericórdia de Sobral) ; Barbosa, FCB (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Santos, PR (UFC - Universidade Federal do CearáSCMS - Santa Casa de Misericórdia de Sobral)

Resumo

Introdução: É comum a ocorrência de sepse em pacientes fragilizados por co-morbidades especialmente os internados em UTI, os pacientes pós-cirúrgicos e os neonatos. Contudo, dada a alta prevalência de agentes bacterianos envolvidos nesses quadros, pouco se suspeita, se pesquisa ou se diagnostica micoses sistêmicas. As infecções fúngicas sistêmicas causadas por leveduras do gênero Candida são consideradas micoses oportunistas e mostram uma crescente incidência. Essas infecções representam importante desafio terapêutico, em razão do surgimento de espécies resistentes a antifúngicos, associadas a altos índices de mortalidade, sendo de grande importância a rapidez e precisão no diagnóstico clínico e laboratorial para a instituição precoce do tratamento apropriado. Objetivos: Este trabalho objetivou verificar a frequência de candidemias e infecções invasivas por Candida em um hospital de ensino de Sobral, região Norte do Ceará, bem como, identificar as espécies de Candida envolvidas e os fatores de risco implicados nestes quadros. Metodologia: no período de novembro de 2013 a junho de 2014 foram coletadas amostras de sangue, urina, aspirado traqueal e ponta de cateter de pacientes suspeitos de infecções por Candida. As amostras positivas para fungos em identificação preliminar foram identificadas pelo VITEK 2 – bioMerieux®. Esses dados foram correlacionados com o ambiente hospitalar e com o sitio de coleta da amostra para uma melhor definição dos fatores de risco envolvidos. Resultados e Discussão: Foram isoladas 20 cepas de Candida. Dessas, 35% (07) foram C. albicans; seguida por 15% (03) de C. parapsilosis; 25% (05) C. tropicalis; 10% (02) C. famata e 15% (03) identificadas apenas como Candida sp. Os sítios corpóreos de isolamento fúngico mais prevalentes foram sangue e urina. O setor hospitalar de maior prevalência foi a UTI neonatal (35% dos casos). Conclusão: Os principais fatores de risco relacionados neste estudo foram a prematuridade, antibioticoterapia prévia, cateter venoso central, ventilação mecânica e cirurgia. Este estudo demonstra a importância da crescente incidência de candidemia e infecções invasivas por Candida e da importância da identificação laboratorial das espécies dessa levedura. Apesar de Candida albicans ter sido a espécie isolada com maior frequência, o estudo mostra a emergência das espécies não-albicans, como C. parapsilosis e C.tropicalis, como importantes agentes de candidemias e infecções invasivas por Candida.


Palavras-chave:  Candida, candidemia, Infecções invasivas por Candida