ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 75-2


Poster (Painel)
75-2Seguimento do perfil de sensibilidade de carbapenêmicos em bactérias não fermentadora de glicose 2007-2012: uma ameça no ambiente hospitalar.
Autores:Paula, M.C (FCCMF - Santa Casa de FrancaEERP - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP) ; Andrade, D.A (EERP - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP) ; Bellusse (UNIFRAN - Universidade de Franca) ; watanabe,E. (FORP - FACULDADE DE ODONTOLOGIA) ; Pedigone, M.A (FCCMF - Santa Casa de Franca) ; Campos, F.R (FCCMF - Santa Casa de Franca) ; Negrinho, N.B (FCCMF - Santa Casa de Franca) ; Duzzi, J.B (FCCMF - Santa Casa de Franca)

Resumo

Os bacilos gram-negativos classificados como não fermentadores de glicose são microrganismos aeróbios, não esporulados, que se caracterizam pela incapacidade de utilizar carboidratos como fonte de energia por meio de fermentação, degradando-os pela via oxidativa. Em linhas gerais a transmissão dessas cepas envolve paciente-a-paciente ou profissionais a paciente por meio das mãos ou do contato com a pele, pelo manuseio ou compartilhamento de equipamentos e artigos. Esse risco aumenta nos pacientes hospitalizados, e se torna mais sério quando submetidos a procedimentos invasivos. Bactérias Gram-negativas não fermentadoras de glicose causam graves infecções hospitalares, especialmente em idosos e imunocomprometidos. A resistência antimicrobiana também é facilitada pelo uso inadequado a antibióticos. Objetivo: Avaliar à ocorrência de bactérias não fermentadoras de glicose em amostras clínicas de pacientes hospitalizados com a finalidade de analisar os aspectos microbiológicos e, assim fornecer dados de vigilância epidemiológica do perfil de sensibilidade a Classe de antibióticos carbapênemicos nos anos de 2007 a 2012 e, contribuir para com as medidas de prevenção e controle da infecção. Materiais e Métodos:Trata-se de um estudo de seguimento observacional retrospectivo realizado com pacientes hospitalizados de um hospital de médio porte do interior do estado de São Paulo. Resultado: Analisou–se que o antibiótico imipenem para a bactéria Pseudomonas aeruginosa foi mais efeitva em comparação com o antibiótico Meropenem nos anos de 2007, 2008, 2010 ,2011 e 2012 sendo que somente no ano de 2009 meropenem mostrou mais sensibilidade comparado com imipenem. Acinetobacter baumanii do antibiótico meropenem mostrou-se sensível 100% neste período em relação ao imipenen. Acinetobacter lwoffi, Stenotrophomonas maltophia, e Burkolderia cepacea não observou sucesso terapêutico neste perído para imipenem e meropenem. Conclusão: Esta vigilância epidemiológica são relevantes uma vez que possibilita a traçar a realidade de cada instituição e com esta medida educativa permite o uso discriminado de antibiótico orientando a terapêutica empírica adequada e visando á diminuição de custos atribuídos a estes medicamentos.


Palavras-chave:  Perfil de Sensibilidade, Carbapenêmicos, Não fermentadores de glicose