ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 57-1


Poster (Painel)
57-1OCORRÊNCIA E PERFIL DE SUSCETIBILIDADE DE BACILOS GRAM NEGATIVOS ISOLADOS DE SUPERFÍCIES INANIMADAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO - MANAUS/AMAZONAS
Autores:Braz, D. S. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Binda, G. D. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Costa, K. R. C. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

Introdução: O monitoramento microbiano no ambiente hospitalar é utilizado para detectar a presença de patógenos nosocomiais específicos ou para avaliar as práticas de limpeza e desinfecção. A identificação de patógenos resistentes ou multirresistentes no ambiente hospitalar é um tópico importante para o controle das infecções hospitalares, visto que as mesmas aumentam o tempo de internação do paciente e elevam os custos com tratamento. Dentre os bacilos Gram-negativos, a família Enterobacteriaceae e os bacilos Gram-negativos não fermentadores (BGN-NF) relacionam-se as patologias de maior agravo neste ambiente. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi traçar o perfil microbiológico de bacilos Gram-negativos isolados de superfícies inanimadas em um Hospital Universitário e verificar o perfil de suscetibilidade destes frente aos antimicrobianos. Metodologia: Foram coletadas amostras da estrutura dos leitos, dos colchões e torneiras de cinco clínicas do Hospital Universitário Getúlio Vargas. Após isolamento em ágar MacConkey, a identificação foi baseada nas características fenotípicas, com uso de kit de identificação disponível comercialmente. O perfil de suscetibilidade foi avaliado pela técnica de disco-difusão. Resultados: Foram obtidos 80 isolados das amostras de torneiras, estruturas de leitos e colchões. Destes, a maioria (57,5%) foram BGN-NF, seguido pelos membros da família Enterobacteriaceae (40%) e bacilos curvos fermentadores de glicose (2,5%). As torneiras do Centro de Terapia Intensiva (CTI) apresentaram maior índice de positividade (83,33%), enquanto as da Clínica Médica apresentaram maior diversidade microbiana. Em relação às estruturas e colchões de leitos, a Clínica Cirúrgica de Homens (CCH) apresentou maior positividade (59%) e diversidade. Entre as Clínicas Médica, Ortopédica e CTI, o gênero Haematobacter spp. e a espécie de Inquilinus limosus foram os BGN-NF isolados mais frequentes em amostras de torneiras e leitos, respectivamente; ao passo que, das Enterobactérias identificadas, o gênero Enterobacter sp. prevaleceu tanto nas amostras de toneiras quanto nas de leitos das clínicas em estudo. Em relação ao teste de sensibilidade, os aminoglicosídeos e fluoroquinolonas foram os agentes mais ativos contra Enterobactérias e BGN-NF, entretanto, estes dois grupos de micro-organismos apresentaram resistência frente aos β-lactâmicos. Os isolados das Clínicas CCH e Nefrologia continuam em estudo para etapas de identificação e perfil de sensibilidade aos antimicrobianos. Conclusão: Os achados deste estudo reafirmam a importância de programas de vigilância e controle de infecção hospitalar, enfatizando a necessidade da implementação de medidas de contenção aos riscos de infecções nosocomiais e disseminação de micro-organismos multidroga resistentes.


Palavras-chave:  Infecção hospitalar, superfícies inanimadas, bacilos Gram negativos