ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 55-1


Poster (Painel)
55-1ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS SUMOS DE ALECRIM, AROEIRA, GUINÉ E MASTRUZ SOBRE Staphylococcus aureus E Escherichia coli
Autores:Souza, A. P. O. (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Oliveira, R. M. (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Oliveira, S. F. (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) ; Fortuna, J. L. (UNEB - Universidade do Estado da Bahia)

Resumo

As plantas por apresentarem propriedades terapêuticas ou tóxicas adquiriram fundamental importância na medicina popular. Conhecimento empírico sobre plantas medicinais visa o tratamento de doenças ou a manutenção da saúde sendo uma alternativa para a descoberta de novos medicamentos. Este trabalho avaliou a atividade antimicrobiana dos sumos de Rosmarinus officinalis (Alecrim), Schinus terebinthifolius (Aroeira), Petiveria alliacea (Guiné) e Chenopoduim ambrosioides (Mastruz) contra Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Também foi avaliada a atividade antimicrobiana dos sumos em diferentes concentrações para inibir o crescimento de Staphylococcus aureus e Escherichia coli; identificou-se o melhor tipo de método para o teste de sensibilidade e o sumo da planta mais eficaz contra Staphylococcus aureus e Escherichia coli. A atividade antimicrobiana dos sumos foi determinada por difusão em placas com Ágar Müeller-Hinton (AMH) usando o método de difusão em disco frente as cepas testadas. Para este estudo foram realizadas três repetições do procedimento para cada planta (triplicata), sendo que para cada uma destas foram utilizadas seis placas com AMH semeadas com os respectivos microrganismos para cada espécie vegetal, três placas contendo Escherichia coli e três placas contendo Staphylococcus aureus. Deste modo ao fim de cada triplicata foram totalizadas 24 placas observadas. Discos brancos foram impregnados com 1,0 mL dos sumos nas concentrações (1,0; 0,5; 0,25; 0,125) e as placas foram incubadas a 36ºC/24h. Leituras foram realizadas através da medição dos halos de inibição. Para determinar se os diâmetros dos halos foram diferentes em relação aos diferentes sumos das plantas, foi realizado o teste de ANOVA do tipo fatorial axbxc sem replicação, utilizando-se o programa BioEstat®. Sumos das plantas que apresentaram atividade antimicrobiana contra Escherichia coli foram guiné e mastruz, enquanto que o Staphylococcus aureus apresentou sensibilidade ao sumo da aroeira em todos os métodos. Alecrim e guiné mostraram atividade antimicrobiana somente no método do disco embebido por 24 h. Método com maior eficácia foi do disco direto do sumo, concentração 100%. Demonstrou-se que plantas medicinais são uma excelente fonte para busca de novas drogas antimicrobianas. Recomenda-se o desenvolvimento de novos estudos, utilizando outros métodos de difusão de discos e de concentrações, bem como a utilização de outras plantas frente a outros tipos de bactéria.


Palavras-chave:  Antimicrobiano, Plantas Medicinais, Sensibilidade, Staphylococcus, Escherichia