ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 50-2


Poster (Painel)
50-2Correlação entre o sistema automatizado PREVI Color - Gram e o método manual na coloração de amostras clínicas em um hospital privado da cidade do Salvador – Ba.
Autores:FERREIRA, V.M. (HSR - Hospital São RafaelEBMSP - Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública) ; ARRAES, A. C. P. (HSR - Hospital São RafaelUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; LINS, M. O. (HSR - Hospital São RafaelUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; BARBERINO, M. G. (HSR - Hospital São RafaelUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; MENDES, A. V. (HSR - Hospital São RafaelEBMSP - Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública)

Resumo

INTRODUÇÃO: A coloração de Gram é um método considerado de extrema importância no laboratório clínico, sendo caracterizado como o primeiro passo para o diagnóstico das infecções. O resultado do Gram pode oferecer informações valiosas para orientar o clinico na monitorização do tratamento adequado para o paciente, enquanto dados da cultura não estão disponíveis. Embora seja uma técnica simples, a acurácia do resultado é altamente dependente da habilidade do profissional, e isso pode gerar variação na precisão da técnica. Outros fatores críticos que podem interferir nos resultados são: fixação e espessura do esfregaço, além das características inerentes dos micro-organismos. Assim, a introdução do sistema automatizado para coloração pelo método de Gram na rotina do laboratório de microbiologia pode ter um efeito positivo sobre a melhoria da qualidade do exame. OBJETIVO: Tento em vista o potencial de eficácia da automação este estudo teve o intuito de avaliar o desempenho do sistema PREVI Color Gram (bioMérieux, Marcy l'Etoile, França) em comparação com o método manual de coloração de Gram. METODOLOGIA: Dois esfregaços foram preparados a partir de 181 amostras clínicas diversas (hemocultura, urina, secreções diversas, líquidos orgânicos) e corados em paralelo pelos métodos manuais e automatizados. As análises das lâminas foram realizadas pelo mesmo profissional e os resultados de cada um dos métodos foram comparados, sendo utilizado como padrão de referência as cepas ATCC E.coli 25922 e S.aureus 25293. RESULTADOS: Entre as amostras estudadas 97,8% (177/181) foram consideradas concordantes e 2,2% (4/181) discordantes entre as duas metodologias. As amostras discordantes em sua maioria apresentaram apenas uma pequena diferença (erro menor) na intensidade da coloração de alguns micro-organismos. Além disso, 10,5% (19/177) das mostras concordantes precisaram de repetição da coloração, antes da liberação final, por conta da necessidade de ajustes na padronização do sistema automatizado, através de treinamento da equipe na confecção do esfregaço e na quantidade de reagentes pulverizados. CONCLUSÃO: O sistema automatizado é de fácil utilização e pode substituir o método manual de Gram, otimizando a rotina laboratorial, já que é projetado para trabalhar sem ajuda do profissional. Entretanto, deve-se ter uma equipe treinada para leitura e liberação dos resultados para reduzir o erro de interpretação, antes da implantação do equipamento na rotina.


Palavras-chave:  Automação, Diagnóstico das infecções, Gram, Previcolor