ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 50-1


Poster (Painel)
50-1Identificação de micro-organismos direto do frasco de hemocultura pelo MALDI-TOF, em pacientes internados no Hospital São Rafael - Salvador, Bahia
Autores:ARRAES, A. C. P. (HSR - Hospital São RafaelUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; FERREIRA, V. M. (HSR - Hospital São RafaelEBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública) ; LINS, M. O. (HSR - Hospital São RafaelUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; BARBERINO, M. G. (HSR - Hospital São RafaelUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; MENDES, A. V. (HSR - Hospital São RafaelEBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública)

Resumo

Introdução: A metodologia de espectrometria de massa (MALDI-TOF MS) na microbiologia é considerada um avanço na detecção precoce dos micro-organismos envolvidos nas ICS e tem demonstrado superioridade, quando comparado com outras metodologias. A utilização desta metodologia na identificação direta dos frascos de hemoculturas tem mostrado taxas de 59 a 95% de concordância com os métodos de rotina. Embora a metodologia não libere testes de susceptibilidade, a rapidez e precisão podem oferecer vantagens na escolha do antimicrobiano e na redução de custos hospitalares. Objetivo: Avaliar a identificação de micro-organismos diretamente do frasco de hemocultura pela tecnologia MALDI-TOF. Metodologia: Um total de 262 frascos positivos no BacT/ALERT® 3D (bioMerieux) foi avaliado, sendo 248 amostras de sangue e 14 líquidos orgânicos. Após a realização do Gram, foi colocado 1mL do caldo da cultura e saponina a 2% em tubo ependdorf, seguindo protocolo publicado, in-house adaptado. Todos os resultados foram comparados com os obtidos a partir das colônias pelo VITEK-MS. O controle de qualidade foi realizado com cepas da ATCC. Resultados: Entre as amostras avaliadas 128 (48,8%) eram Gram positivos, 85 (32,5%) Gram negativos e 12 (4,6%) leveduras. A concordância entre as duas metodologias foi 96,6% para Gram negativos, 87,6% para Gram positivos e 75% para leveduras. A taxa de amostras não identificadas foi de 7,6% (20). Sete (2,7%) amostras apresentaram discrepância entre as duas identificações e 10 (3,8%) não foram identificadas pelo VITEK-MS, contudo não se observou micro-organismos no Gram e na cultura. O protocolo foi capaz de identificar bactérias Gram negativas em amostras de líquidos orgânicos na qual havia crescimento de dois micro-organismos. O tempo entre a detecção das amostras positivas e a realização dos spotts foi de aproximadamente 15 a 20 minutos. Conclusão: As discrepâncias entre as rotinas podem ser justificadas pela recente introdução da metodologia no diagnóstico das ICS e outras variações como, centrifugação, lavagens e qualidade dos spotts. A identificação de micro-organismos diretamente do frasco de hemocultura, utilizando o MALDI-TOF, mostra que além da rapidez e baixo custo por teste, pode orientar a introdução precoce do antimicrobiano. Além disso, associada ao perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos é de grande importância no gerenciamento destas infecções, refletindo no resultado clínico do paciente e diminuído as taxas de mortalidade.


Palavras-chave:  Hemocultura, Identificação de micro-organismos, Infecção de corrente sanguínea, MALDI-TOF