ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 37-1


Poster (Painel)
37-1Avaliação de medicamento à base de doxiciclina associado com alendronato no reparo ósseo em defeitos de fêmur de rato.
Autores:Limirio, P.H.J.O. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Guimarães-Henriques, J. C (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Batista, J> D> (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Rocha, F. S. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Dechichi, P. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Melo. G. B. (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

O uso apropriado de antimicrobianos vem sendo alvo de muitos estudos mundialmente, tanto no ambiente hospitalar como na comunidade. A doxiciclina, com baixa dosagem, porém alta concentração no síto cirúrgico e o alendronato são fármacos que liberados lentamente podem inibir a reabsorção óssea, modulando a resposta inflamatória e favorecendo a osteogênese, além do efeito antimicrobiano. O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito do gel de doxiciclina a 10% com alendronato a 1%, tópico "delivery", no reparo ósseo, em fêmures de ratos. Foram utilizados trinta animais divididos em 3 grupos: Grupo Controle (GI), Grupo Droga, doxiciclina e alendronato (GII) e Grupo Veículo, somente gel (GIII). Em todos os grupos, foi criado defeito ósseo no fêmur direito. No GI, o defeito foi preenchido apenas por coágulo. No GII o defeito foi preenchido com 1mL do gel de doxiciclina 10% com alendronato a 1% e no GIII preenchido somente com o veículo da droga (gel). Os animais foram sacrificados após 7 dias metade dos animais e com 15 dias a outra metade. A densidade óssea e a porcentagem de matriz óssea foram quantificadas e analisadas estatisticamente (P<0,05). No período de 7 dias, os grupos GII (177,80±76,52) e GIII (147,10±41,59) apresentaram maior densidade óssea em relação ao GI (80,38±27,41). No entanto, neste mesmo período, o GI (0,25±0,04) e GIII (0,26±0,04) apresentaram maior porcentagem de matriz óssea em relação ao GII (0,18±0,07). No período de 15 dias, tanto a densidade óssea quanto a porcentagem de matriz óssea foram maiores no GII e GIII (405,20±63,16; 0,31±0,04, respectivamente) porém acentuadamente maior no Grupo Droga (GII). O gel de doxiciclina, tópico "delivery" a 10% com alendronato a 1% favoreceu a neoformação óssea no período de 15 dias e nenhum dos defeitos ósseos apresentaram infecções clinicamente.


Palavras-chave:  doxiciclina, alendronato, antimicrobiano, tópico delivery, sítio cirúrgico