ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 36-2


Poster (Painel)
36-2Sensibilidade aos antifúngicos de espécies de Candida isoladas da cavidade bucal de indivíduos portadores do HIV atendidos em um Hospital Universitário do Triângulo Mineiro
Autores:Menezes, RP (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Pedroso, RS (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Brito, DVD (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

Introdução: Candida spp. compõem a microbiota oral de cerca de 5 a 70% dos indivíduos saudáveis. Quando há um desequilíbrio da microbiota local, ou o comprometimento imunológico associada com a presença de fatores como: uso de prótese oral ou aparelho ortodôntico, xerostomia e uso de antibióticos, Candida spp. pode invadir os tecidos e passar da condição de comensal para patogênica e desencadear desde infecções superficiais até processos infecciosos profundos. Em indivíduos portadores do HIV esse fato chama atenção em virtude do imunocomprometimento dos mesmos, sendo que 90% deles desenvolvem candidíase bucal ao menos uma vez durante o curso da doença. Objetivos: Determinar a sensibilidade de espécies de Candida isoladas da cavidade bucal de indivíduos portadores do HIV atendidos no Hospital de Clínicas de Uberlândia aos antifúngicos fluconazol, itraconazol, voriconazol, anfotericina B e nistatina pela metodologia de difusão de disco. Metodologia: Foram estudados 105 isolados de leveduras do gênero Candida: C. albicans (75), C. parapsilosis (10), C. tropicalis (8), C. glabrata (5), C. krusei (4) e C. dubliniensis (3). Foi utilizado o método de difusão de disco em ágar, conforme descrito no documento M44-A2 (CLSI, 2009). O diâmetro da zona de inibição foi mensurado após 24 e 48 horas de incubação. O estudo foi realizado após parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa – UFU. Resultados: Todos os isolados foram sensíveis ao voriconazol e à nistatina. Apenas um isolado de C. albicans e dois de C. krusei apresentaram sensibilidade dose dependente ao fluconazol. Em relação à anfotericina B, cinco isolados de C. albicans apresentou resistência in vitro. Em relação ao itraconazol, 50,4% dos isolados apresentaram sensibilidade intermediária, e apenas um isolado de C.glabrata apresentou resistência in vitro ao antifúngico em questão. Conclusão: Os antifúngicos nistatina, voriconazol e anfotericina B apresentaram o maior número de amostras de Candida spp. sensíveis, seguidos pelo fluconazol e itraconazol.


Palavras-chave:  Candida spp, colonização, sensibilidade a antifúngicos