ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 35-2


Poster (Painel)
35-2RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS EM AMOSTRAS DE Pseudomonas aeruginosa ISOLADAS DE INFECÇOES GRAVES EM UM HOSPITAL MUNICIPAL MINEIRO
Autores:Gonçalves, P. J. (UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Reis, A.V.P. (UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS) ; Pimenta, J.P. (CHECK UP - CHECK UP Medicina Laboratorial) ; Mendonça, D. (CHECK UP - CHECK UP Medicina Laboratorial) ; Rosa, M.F. (CHECK UP - CHECK UP Medicina Laboratorial) ; Borges, L.F.A. (UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

Resumo

A Pseudomonas aeruginosa é um patógeno humano oportunista muito encontrado como um dos principais agentes de infecção hospitalar e que apresenta como principal mecanismo de resistência, descritos, a produção de β-lactamases, e como consequência sua resistência tem aumentado rapidamente no Brasil. Este estudo teve como objetivo, avaliar os perfis fenotípicos de resistência às principais drogas pseudomonicidas, a partir de cepas da Pseudomonas aeruginosa. Amostras de P. aeruginosa resistentes aos carbapenêmicos, de infecção de corrente sanguínea e trato respiratório inferior, obtidas em um hospital municipal na cidade de Uberlândia, MG, no período de maio de 2013 a março de 2014, foram recuperadas e seu antibiograma analisado. Em seguida, submetidas ao teste Hodge modificado para avaliar a presença de enzimas carbapenemases. Foram obtidas 54 amostras, identificadas por técnicas clássicas e as mais recentes por espectrometria de massa (MALDI TOF), sendo a maioria (63%) amostras de secreção traqueal, seguida de hemocultura (19%). Segundo o antibiograma, método de Kirby-Bauer, 91% das amostras eram também resistentes a levofloxacina, 87% a gentamicina, 83% a ciprofloxacina e 82% a aztreonam e piperacilina + ácido clavulânico. E 11 destas amostras (20%) são extensivamente resistentes aos antimicrobianos, sendo sensíveis apenas a Polimixina B. Do total de amostras, 42 foram submetidas ao teste fenotípico de Hodge e apenas uma apresentou perfil positivo para produção da β-lactamases. Posteriormente as demais amostras serão submetidas ao teste e algumas serão selecionadas para a caracterização do gene da enzima pelo método do PCR Multiplex. Estas amostras mostram a importância da P. aeruginosa resistentes aos β-lactâmicos, como agentes de síndromes infecciosas hospitalares graves e que a resistência concomitante a fluorquinolonas e também a resistência a quase todos os antimicrobianos disponíveis, além de agravar o quadro, aumenta os custos e a mortalidade hospitalar.


Palavras-chave:  Pseudomonas aereuginosa, infecção hospitalar, resistência, antimicrobianos, carbapenemase