ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 32-2


Poster (Painel)
32-2ESTUDO FENOTÍPICO DE DETECÇÃO DA PRODUÇÃO DE β-LACTAMASES EM Pseudomonas aeruginosa DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GOIANO
Autores:Reis, A.V.P. (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Borges, L. F. A. (UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Queiroz, L.L (UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Braga,C.A.S.B. (UFG - Universidade Federal de Goiás)

Resumo

A Pseudomonas aeruginosa é uma das principais responsáveis por infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), configurando um sério problema de saúde pública, neste contexto destaca-se devido à frequente resistência aos antimicrobianos. O mecanismo de resistência mais importante é a produção de β-lactamases, as quais têm grande importância epidemiológica no contexto das IRAS, sendo de grande importância seu estudo. Este estudo teve como objetivo avaliar os perfis fenotípicos de resistência aos principais antimicrobianos utilizados na clínica médica. De sessenta isolados de P. aeruginosa a adquiridos de um laboratório de um hospital universitário de Goiânia- Goiás. Foram realizados testes fenotípicos para a detecção de produção das β-lactamases do tipo ESBL, AmpC, MBL e carbapenemases. Das amostras testadas, quase metade (41,6%) das amostras foram recuperadas de pacientes que estavam em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo esse ambiente propício para infecções com P. aeruginosa. De acordo com os testes fenotípicos para detecção de produção de β–lactamases, 65% das amostras foram positivas para a produção de AmpC e 15% para a produção de Metalo-β-lactamase, sendo que duas amostras foram positivas para a produção das duas enzimas simultaneamente. Não foi detectada nenhuma amostra produtora de ESBL e de carbapenemases. O uso indiscriminado de antibióticos promove uma seleção natural nos micro-organismos encontrados no ambiente hospitalar, sendo frequentemente encontrado isolados de P. aeruginosa capazes de produzir várias β-lactamases em simultâneo. Os dados são preocupantes, já que essas resistências são mediadas por material genético, os quais podem ser transferidos para uma diversidade de micro-organismos em um ambiente hospitalar, o que pode resultar em cepas resistentes à todas opções terapêuticas, sendo necessário estabelecer medidas de controle mais rigorosas dentro dos hospitais, principalmente com relação ao uso de antimicrobianos, além da padronização de protocolos a serem seguidos na rotina pelos laboratórios de microbiologia, para a detecção dessas resistências.


Palavras-chave:  Pseudomonas aeruginosa, Resistência, Beta-lactamases