ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 30-1


Poster (Painel)
30-1Disseminação clonal A. baumannii e P. aeruginosa multirresistentes recuperadas de pneumonia associada à ventilação mecânica e ambiente em UTI de adultos de um hospital universitário mineiro
Autores:Royer S (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Seki, LM (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Chagas, TPG (FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ) ; Asensi,MD (FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ) ; Gontijo Filho, PP (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) ; Ribas, RM (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

No Brasil, pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) causada por amostras de A. baumannii e P. aeruginosa resistentes aos carbapenêmicos estão associadas a significativas taxas de mortalidade, morbidade e custos. Foram avaliadas as características epidemiológicas e moleculares de PAVs causadas por A. baumannii e P. aeruginosa durante 14 meses na UTI de adultos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Estudos genômicos foram utilizados para investigar a relação clonal de amostras clínicas e ambientais de A. baumannii produtoras de OXA-23 e de P. aeruginosa multirresistente. Também, foram analisados os fatores de risco para aquisição de PAV. As amostras foram avaliadas quanto aos genes para oxacilinases e metalo-β-lactamases (MBL) para A. baumannii e P. aeruginosa, respectivamente, por PCR, e a relação clonal por eletroforese em gel de campo pulsado. A análise de regressão logística múltipla identificou o diagnóstico de admissão trauma e terapia antimicrobiana inapropriada como variáveis independentes associadas com o desenvolvimento de PAV por A. baumannii e hemodiálise para as infecções por P. aeruginosa. Todas as amostras clínicas e ambientais de A. baumannii resistente aos carbapenêmicos foram produtoras de OXA-23 e não foi detectado nenhum gene de MBL em P. aeruginosa. A tipagem molecular revelou um perfil policlonal, e os clones A (amostra clínica) e H (de superfície) foram os mais frequentes entre as amostras de A. baumannii testadas, resistentes a maior número de antimicrobianos quando comparadas com as demais amostras. Em P. aeruginosa, o clone I mais frequente foi multissensível. Este estudo confirma que as taxas de PAV causadas por A. baumannii e P. aeruginosa são elevadas na UTI adulto, principalmente quando associada à gravidade da doença de base em pacientes com P. aeruginosa e terapia inapropriada para pacientes com A. baumannii. Além disso, o PFGE revelou a disseminação policlonal de A. baumannii produtor de OXA-23 isolado também de superfícies, e P. aeruginosa resistente aos carbapenêmicos.


Palavras-chave:  Pseudomonas aeruginosa, Acinetobacter baumannii, Pneumonia, PFGE