ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 29-2


Poster (Painel)
29-2Analise “in vitro” da modulação de aminoglicosideos por alfa-tocoferol frente a linhagens bacterianas multiresistentes
Autores:Carneiro, J.N.P. (URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Andrade,J.C. (URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Albuquerque,R.S. (URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Morais-Braga,M.F.B. (URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Guedes,G.M.M. (URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Tintino, S.R. (URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Freitas,M.A. (URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Brito, D.I.V. (URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Lavor, A.K.L.S. (URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Leite,N.F. (URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Sobral-Souza, C.E. (URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Alencar, L.B.B. (URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Figueredo, F.G. (URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Ferreira, J.V.A. (URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Menezes, I.R.A. (URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Coutinho,H.D.M. (URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI)

Resumo

Atualmente o crescimento significativo da resistência bacteriana tem sido o principal fator para o desenvolvimento de novos fármacos que sejam eficazes no tratamento de infecções bacterianas. Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli causam os mais comuns contágios dentre eles osteomielites, pneumonias, abscessos infecções no trato urinário, ouvidos, olhos, meningite respectivamente. Compostos lipossolúveis são citados como modificadores da permeabilidade da membrana plasmática em bactérias. Frente a isso, o caráter lipossolúvel do alfa-tocoferol pode demonstrar alteração na fluidez da membrana bacteriana, tornando-a mais susceptível a penetração de substâncias, principalmente antibióticos. Alfa-tocoferol é uma das isoformas mais abundante, biologicamente ativa e potente antioxidante, sendo também a mais explorada da vitamina lipossolúvel E. Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar o efeito modificador do alfa-tocoferol combinado com aminoglicosídeos, contra a multiresistência das cepas de Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli, utilizando o aumento progressivo da sua concentração subinibitória, além de verificar a similaridade com o mecanismo de ação modulador do colesterol e ergosterol. Ao associar os aminoglicosídeos, no teste de microdiluição, o alfa-tocoferol possivelmente atuou através de uma ação lipofílica nos envoltórios celulares, modulando mais efetivamente P.aeruginosa e E.coli, quando comparado com S. Aureus. A solução de alfa-tocoferol apresentou resultados clinicamente relevantes, principalmente para bactérias gram-negativas, as quais apresentam maior nível de resistência, sobretudo é abundante e facilmente encontrando em alimentos comuns ingeridos ao dia a dia, além de não proporcionar fonte de toxicidade ao organismo humano.


Palavras-chave:  Alfa-tocoferol, Aminoglicosídeos, Bactérias multiresistentes, Vitamina Lipossolúvel, Permeabilidade