ANAIS :: SIMC 2014
Resumo: 10-1


Poster (Painel)
10-1Prevalência e perfil de sensibilidade aos antifúngicos de espécies de Candida isoladas de urina em pacientes ambulatoriais na cidade de Jataí, GO.
Autores:Sousa, I.A. (UFG-CAJ - Universidade Federal de Goiás - Jataí) ; Lima, J.A. (UFG-CAJ - Universidade Federal de Goiás - Jataí) ; Santos, T.G. (UFG-CAJ - Universidade Federal de Goiás - Jataí) ; Braoios, A. (UFG-CAJ - Universidade Federal de Goiás - Jataí)

Resumo

O termo candidúria é empregado para designar a presença de fungos leveduriformes na urina, por meio da observação microscópica de estruturas fúngicas. Candida spp são a causa mais frequente de infecções fúngicas, conduzindo a um risco não fatal de doenças mucocutâneas. Entre as espécies de Candida, Candida albicans é o agente mais comum, habita naturalmente o homem, sendo encontradas na pele, mucosas, trato gastrintestinal e genital, no entanto, em situações de doenças crônicas ou quadros de imunodeficiência pode-se manifestar a candidíase. Estudos de vigilância mostram que os fatores de risco mais comuns incluem a instrumentação do trato urinário, procedimentos cirúrgicos, uso de antibióticos, idade avançada, sexo feminino, diabetes mellitus, terapia imunossupressora e hospitalização prolongada. Assim, esse trabalho teve por objetivo identificar Candida sp em urina de pacientes ambulatoriais do município de Jataí – Goiás no período de Janeiro a Outubro de 2013, bem como determinar a prevalência das diferentes espécies de Candida e avaliar o perfil de sensibilidade aos antifúngicos das espécies encontradas. Foram obtidas 64 amostras com estruturas fúngicas no EAS (Elementos Anormais do Sedimento). Para diferenciar o gêneroCandida de outros gêneros, foram usadas as provas da urease e assimilação de nitrogênio. Para a identificação das espécies foram realizadas as provas de tubo germinativo e o microcultivo em ágar fubá, além do cultivo em CHROMagar. Realizou-se também o teste de sensibilidade aos antifúngicos itraconazol, fluconazol, anfotericina B e cetoconazol. Das 64 amostras analisadas, duas foram perdidas (3,1%), e através dessas provas, foram identificadas 43 Candida albicans (67,2%), oito Candida glabrata (12,5%), cinco Candida krusei (7,8%), três Candida tropicalis (4,7%) e três Candida sp. (4,7%). Quanto ao antifungigrama, das amostras testadas para os antifúngicos anfotericina B e cetoconazol, 94,9% das mesmas se mostraram sensíveis. Nos testes para os antifúngicos itraconazol e fluconazol, 55,9% e 54,2 % das amostras se mostraram resistentes, respectivamente. A identificação das espécies de Candida é muito importante para direcionar o melhor tratamento, pois as espécies apresentam perfis de sensibilidade e virulência diferentes.


Palavras-chave:  Candidúria, Infecção urinária, Antifungigrama